05/01/18 | 14:23
Semed realiza abertura do ano letivo das escolas municipais do Rio Negro

Foi dada a largada para o ano letivo de 2018 nas escolas rurais ribeirinhas localizadas no Rio Negro. A abertura aconteceu na manhã desta sexta-feira, 5/1, na Escola Municipal Canaã II, comunidade do Julião, no Tarumã Mirim. Este ano, 29 escolas, com turmas de Educação Infantil e 1º ao 9º do Ensino Fundamental, vão atender mais de dois mil alunos. As aulas iniciam na próxima segunda-feira, 8/1.

A secretária de Educação, Kátia Schweickardt, esteve presente ao evento de abertura, acompanhada dos subsecretários de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, e de Administração e Finanças, Bruno Guimarães, da chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, Edilene Pinheiro, do representante do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, Mário Barros, além dos chefes de setores da secretaria.

Segundo Kátia Schweickardt, abrir o ano escolar da Semed em uma unidade ribeirinha é especial e significativo, principalmente pelas condições peculiares que essas unidades possuem.

“A Semed tem o desafio de viver e produzir conhecimento dentro do coração da floresta amazônica. Nós precisamos oferecer aos nossos alunos os mesmos recursos da zona urbana e é empenhamos nossa força para conseguirmos atender essa demanda. Ensinar para o conjunto da rede como é possível fazer educação de qualidade dentro das diferenças e dificuldades”, comentou.

O ano letivo das escolas municipais situadas na calha do Rio Negro tem início em calendário diferenciado por conta das condições ambientais, com a cheia e a vazante do rio ao longo do ano. Dessa forma, as aulas iniciam em janeiros e são finalizadas em outubro, no período de estiagem.

Este ano as escolas das zonas rurais ribeirinhas terão como tema “Promover os direitos de aprendizagem, por uma cultura de paz e solidariedade: Aluno alfabetizado garantia de sucesso, compromisso de todos”.

Para a chefe da DDZ rural, o tema deste ano tem como objetivo  mostrar aos alunos que somente a educação é capaz de promover mudanças na realidade dessas comunidades. Ela ressaltou o trabalho desenvolvido na Educação do Campo. “Mesmo com o calendário diferenciado da zona urbana nós não deixamos de atender os nossos alunos, estamos começando mais um ano letivo com muita energia”, disse Edilene.

A DDZ Rural, conta ainda com mais 55 escolas municipais, sendo 21 localizadas no Rio Amazonas e outras 34 na zona Rural Rodoviária da cidade. O ano letivo dessas unidades começa em fevereiro, atendendo aproximadamente nove mil alunos da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano.

Para atender os estudantes da zona Rural, a Semed disponibilizará este ano, 53 e 120 ônibus. Serão 29 lanchas que farão o transporte escolar de 29 unidades no Rio Negro e outras 24 no Rio Amazonas. Já os alunos localizados nas 19 escolas da BR-174 e AM-010, sendo 19 unidades de ensino na BR 174, 10 na AM 010, 03 vão contar com cerca de 120 ônibus escolares.

 

Texto: Érica Marinho

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054