14/05/13 | 11:01
Semed realiza 1º simulado da Prova Brasil 2013

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da  Divisão de Ensino Fundamental e Departamento de Gestão Educacional  realiza o 1º Simulado Prova Brasil. A meta é  preparar os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental para o Prova Brasil que acontecerá no segundo semestre deste ano e já está na sua 5ª edição. O simulado também vai preparar os alunos para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, buscando o melhor para o desenvolvimento na educação no país.

Nos dias 14, 15 e 16 de maio, 311 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal realizarão, nas próprias unidades de ensino, o primeiro de dois simulados, atendendo um total de 31.100 alunos. Ações como essas são incentivadas para o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB.

A prova é realizada a cada dois anos e mede os conhecimentos em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos.  As escolas receberam instruções para a aplicação do simulado e a divulgação do mesmo dentro da comunidade escolar. “É importante considerar que o Simulado figura como uma das estratégias elencadas por esta secretaria em atenção à Prova Brasil, portanto, não sendo a única” relata o Departamento de Gestão Educacional .

Segundo o Departamento, as escolas estão se preparando para o simulado “As escolas, na medida em que se preparam para a Prova Brasil, consequentemente não enfrentarão problemas quanto ao Simulado. A Semed desde 2009 vem implementando um conjunto de ações voltadas à Prova Brasil, incluindo e intensificando a formação continuada dos docentes da rede pública municipal, em especial, à formação de professores de Língua Portuguesa e Matemática no que tange aos descritores e matrizes de referência da Prova Brasil. Também lançou mão do Plano de Mobilização Pró-Ideb que integra várias ações pedagógicas com foco na Prova Brasil e na melhoria dos índices do IDEB”.

 

Da aplicação e Programação

Os simulados serão aplicados para 31.100 estudantes, sendo 21.614 do 5º ano e 9.486 do 9º ano do Ensino Fundamental.

14/05 a 16/05 – Aplicação do Simulado de Língua Portuguesa e Matemática;

04/06 – Sistematização dos resultados dos Simulados;

06/06 – Divulgação do resultado do 1º Simulado da Prova Brasil