19/05/17 | 16:56
Semed promove mais uma sessão de curso sobre Inteligência Emocional

Em busca do desenvolvimento da inteligência emocional e da harmonia nas relações trabalho/casa, cerca de 70 profissionais da rede municipal de educação estiveram presentes no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizado na Avenida Mário Ypiranga, na noite da quinta-feira, 18/5, para participar de mais uma sessão do curso “Team Coaching Life”.

A linha seguida é a do Coach Integral Sistêmico (CIS) que é um método do Coaching que compreende o estudo sistêmico do indivíduo. Isso quer dizer que o foco do processo vai além do entendimento e definição de estados: atual e desejado, uma vez que constitui uma abordagem ainda mais completa no que tange a compreensão de suas ações no passado, presente e de suas influências no futuro.

O objetivo dessa reunião foi trabalhar as metas e estipular atitudes mais concretas. A Master Coach, Cybele Monteiro, da Divisão de Apoio a Gestão Escolar (Dage), falou sobre como é aplicado esse método CIS para desenvolvimento dos participantes. “A mudança acontece quando há a junção entre razão e emoção. Hoje, nós vamos trabalhar com duas ferramentas coach. Na 1ª, é feita a visualização das metas da pessoa em relação ao curso. Na 2ª, vamos definir uma data para o indivíduo realizar seus sonhos, porque nosso cérebro só trabalha com coisas exatas, então vamos fixar uma data”.

Além disso, ela reforçou que, com o passar das aulas, os alunos se soltam mais e melhoram a participação deles e que seguem os propósitos do programa. “Na 1ª sessão, eles costumam ficar mais quietos, depois eles se soltam mais. Tem gestora de escola relatando a melhoria, que não acontece só na escola, mas em casa também”.

Uma parte importante do processo é a reflexão sobre os ganhos adquiridos. Em toda sessão, alguns dos participantes contam o que já mudou na vida deles. É o caso da assessora pedagógica da Divisão Leste 1, Maria Rocleide das Neves, que já trabalha na Semed há 17 anos. “Os ganhos que eu já tive foram aprender a ouvir, entender que o outro também tem problema, igual a qualquer um. Então, eu comecei a ter mais cuidado, ouvir e pensar antes de falar, porque eu tenho que trabalhar meu lado emocional, para ter mais tranquilidade ao trabalhar os outros aspectos”, ela comenta.

A influência do curso é tão positiva que ela já pensa no próximo passo de sua formação. “Eu pretendo fazer um curso de coaching para poder trabalhar futuramente como coach”, ela finaliza.

Sobre o Curso

O curso Team Coaching Life 2017 será realizado em 20 reuniões, que acontecerão toda quinta-feira, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Mário Ypiranga, 2549, Parque 10, a partir das 19h, com carga horária total de 50h.

Texto: Alexandre Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054