12/08/19 | 17:24
Semed inicia semana de valorização da leitura em escola da zona Leste

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou nesta segunda-feira, 12/8, a Semana de Valorização pela Leitura “Ler é legal a qualquer hora”, na Escola Municipal Chapeuzinho de Palha, localizada no bairro Coroado, zona Leste de Manaus. A ação contou com a colaboração da Caravana da Educação Infantil, que trabalhou com as crianças do 1º e 2º ano da unidade questões relacionadas a leitura e a psicomotricidade.

“Começamos pela escola Chapeuzinho de Palha pela parceria que já temos com a Unidade e viemos fazer esse trabalho juntamente com a Caravana da Educação Infantil, para reforçar ainda mais o incentivo a leitura”, explicou Adriene Jucá e Silva, assessora da Gerência de Atividades Complementares e Projetos Especiais (Gacpe),

A metodologia utilizada pela caravana alia diversas estratégias para fixar as histórias que são lidas para os alunos, como contou a assessora da Caravana, Natalie.

“As aulas são voltadas para esse incentivo à leitura. Temos vários passos, no primeiro lemos uma história para as crianças, depois fixamos essa ideia com eles, a partir de uma conversa. Após isso, fazemos um circuito motor que é voltado a essa história. Depois disso, fazemos a volta calma, onde eles vão contextualizar tudo que vivenciaram dentro dessa aula. Temos linguagem escrita, visual e falada dentro de uma única aula”.

A escola já trabalha com o projeto ‘Viajando na Leitura’, onde os professores, dois dias na semana, levam materiais para a sala de aula, para o cantinho da leitura, e realizam o trabalho com os alunos.

A gestora, Simone Monteiro Pereira, apontou que apesar desse primeiro momento, a escola ainda realizará o Dia D, na quarta-feira 14/8, onde professores, alunos e administrativos da escola participarão. ”Vai ser nas salas de aula mesmo, temos uma mala na sala de leitura, que os professores vão levar para as salas com muitos livros”.

 

Texto: Alexandre Abreu/ Semed
Fotos: Alexandre Abreu/ Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054