14/08/19 | 13:05
Semed inicia capacitação sobre os Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas)

A capacitação para estudantes de Educação Física que vão participar dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), da Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus), iniciou nesta quarta-feira, 14/8.  O evento, que abordou a modalidade de vôlei adaptado, ou vôlei sentado, ocorreu na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizada no Coroado, zona Leste de Manaus. Aproximadamente 30 universitários da Ufam, Centro Universitário do Norte (Uninorte) e Centro Universitário Leonardo da Vinci Uniasselvi participaram.

“A carga horária é de 40 horas, 20 de teoria e 20 de prática, que será no próprio Jaavas. Esta é a sétima capacitação que realizamos para acadêmicos e professores e nosso intuito é fazer com que a pessoa com deficiência seja incluída e que os professores tenham base para trabalhar com esses alunos”, explicou Shirley Amaral, coordenadora do Jaavas.

O professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Ufam, Ivan de Jesus Ferreira, disse que o Jaavas já faz parte do calendário de atividades da Universidade Federal.

“Além da experiência que eles têm para lidar com pessoas com deficiência, ganham uma visão do mercado de trabalho, que não é só trabalhar com os alunos típicos. A Ufam sempre tem participado dessa parceria, desse trabalho em conjunto, cedendo espaços e alunos, além de ajudar na organização”.

O estudante do 6º período de Educação Física, Dário Barbosa, contou que além desta, vai tentar participar de todas as capacitações oferecidas. “Esta capacitação serve para a gente adquirir conhecimento através do trabalho das técnicas. Serve para vermos quão real as coisas são, mudando a nossa experiência de vida. Pretendo participar de todas as formações sobre esse assunto”.

A 8ª edição do Jaavas será realizada de 21 a 28 deste mês e a expectativa é que mais de três mil pessoas participem. Até a sétima edição, mais de 25 mil pessoas foram atendidas pelos jogos.

 

Texto: Alexandre Abreu/ Semed

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054