13/09/12 | 15:40
Semed forma Primeira Turma de Inclusão Digital

Preparar os coordenadores dos telecentros para atuar no ambiente escolar é o foco da Formação “Introdução à educação digital” promovido pela Gerência da Tecnologia Educacional (GTE) da Semed.

A formação possui a carga horária de 40 horas de curso e envolveu 60 coordenadores dos telecentros. O curso contou com temas voltados às “Tecnologias no Cotidiano: Desafios à inclusão digital”, dentre os itens desenvolvidos destacam-se: navegação, pesquisas na internet e na rede, blogs educacionais e ferramentas de edição de texto.

De acordo com uma das formadoras, Veracilda Oliveira, o objetivo do curso é mostrar como deve ser utilizado o telecentro na escola.

“A preocupação da Gerência da Tecnologia Educacional é mostrar aos professores que o Telecentro é mais uma ferramenta para enriquecer as aulas  e o papel desses coordenadores é auxiliar da melhor maneira os professores na utilização dessa ferramenta. Eu me surpreendi com a apresentação dos coordenadores no final do curso, eles fizeram um diagnóstico da escola e identificaram as dificuldades, logo após esse momento os alunos criaram projetos para ajudar a solucionar os possíveis problemas”, declarou a formadora.

Segundo ela, as propostas serão acompanhadas pela equipe da GTE com o objetivo de mensurar se eles estão conseguindo desenvolver os projetos e ajuda-los em suas dificuldades.

Para a coordenadora da Esc. Mul. Vicente de Mendonça Júnior , (Comunidade Grande Vitória, bairro Gilberto Mestrinho), Sunamita Maria de Souza Muniz Silva, a formação foi gratificante e enriquecedora.

“A formação foi merecedora de elogios, fomos incentivados a promover os projetos e para mim foi muito importante. Na Escola Vicente de Mendonça estamos trabalhando o Projeto “Eleições na escola” que visa qualificar alunos do 1º ao 5° ano quanto às informações sobre as eleições, processo eleitoral com a urna, panfletos e a eleição de um candidato na escola”, explicou a coordenadora.