26/07/12 | 16:26
Semed faz formação para professores indígenas

Após tomarem posse no último dia 3, os professores indígenas aprovados no processo seletivo da categoria iniciaram, na manhã de hoje (26), as atividades de formação com profissionais de educação da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM). Na ocasião, eles irão aprender questões administrativas e pedagógicas para o desenvolvimento das aulas curriculares.

Segundo a Gerente de Educação Escolar Indígena da Semed, Socorro Lima, serão debatidos o planejamento curricular, a organização do ambiente escolar e principalmente projetos de aprendizagem, onde os professores trazem as principais necessidades dos alunos.

“Essa formação é para estruturar o trabalho didático-pedagógico dos professores. Além disso, é uma forma de interação da comunidade com a secretaria”, disse.

Estão participando da formação todos os 22 professores aprovados no processo seletivo. Silvio Sanches Barreto, que irá lecionar na Comunidade São João, conta que é a primeira vez que vai trabalhar como professor e afirma que a formação é uma ferramenta importante que dá direção aos conteúdos e a forma de ensinar.

“Aqui (nas formações) nós temos todas as informações necessárias para desenvolvermos uma boa aula. Aprendemos técnicas e traduzimos para os conhecimentos indígenas e inserimos com a linguagem de cada povo”, falou.

Os professores iniciam os trabalhos na próxima segunda-feira (30), em 18 comunidades indígenas de Manaus, com cerca de 800 alunos.