13/09/17 | 14:43
Semed apresenta resultados da 2ª Avaliação de Desempenho do Estudante

Foi apresentada, nesta quarta-feira, 13/9, a análise pedagógica da segunda Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), das disciplinas de língua portuguesa e matemática, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), envolvendo 75.165 mil alunos, do 3º, 5º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental, Projeto Itinerante (7º e 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA/3ª e 4ª fases). A terceira e última prova da ADE, será no dia 5 de outubro, atendendo a mesma modalidade de ensino da avaliação anterior.

A apresentação dos resultados ocorreu no auditório da secretaria, com a presença da secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, da subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, além de chefes e gerentes das divisões da Semed, assessores pedagógicos e chefes das Divisões Distritais Zonais (DDZs). A secretaria, Kátia Schweickardt, ressaltou o trabalho que a secretaria vem desenvolvendo buscando a melhoria nos índices educacionais.

“Nós estamos trabalhando para alcançar esse objetivo com todos da Secretaria envolvidos nesse processo. Temos trabalhado nesse sentido, e vamos procurar soluções para sanar os quesitos que apresentaram problemas”, disse.

De acordo com a chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAN) da Semed, Núbia Pinto Breves, para a realização da segunda prova, foram elaborados mais de 236 itens novos em relação a primeira avaliação. Além disso, a educadora destacou que houve um avanço dos alunos do 5º, 7º, 9º ano e do Projeto Itinerante.

“Na segunda prova tivemos uma boa atuação das escolas, tanto dos professores quanto dos alunos e também dos assessores da Semed que tiveram acompanhando esse processo. A partir desses dados, os setores da Semed vão trabalhar para sanar as dificuldades apresentadas em alguns descritores”.

Para chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, que contou com a participação de 41 escolas na 2ª prova da ADE, Jecicleide Nascimento, os resultados foram satisfatórios, mas mesmo assim o trabalho continua para que sejam ainda mais significativos.

“Na segunda ADE nós podemos observar que a divisão Sul vem apresentando resultados muitos bons em comparação a primeira avaliação. Algumas situações nós sabemos que precisamos melhorar, mas a divisão vem procurando fazer um trabalho pedagógico voltado para identificar essas dificuldades”, finalizou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054