14/01/14 | 8:56
Semed ainda oferece 21 mil vagas nas escolas

O período de matrículas para novos alunos encerrou nesta segunda-feira, 13, de forma tranquila e organizada nas escolas municipais. A partir desta terça-feira (14), inicia-se, em todas as escolas, o atendimento aos pais ou responsáveis que perderam os prazos anteriores.  Ainda restam 21.506 em diversas séries das escolas municipais.

O período de novas matrículas contou com mais de 500 pontos de atendimento, entre escolas municipais e estaduais. Foram realizadas, até nesta segunda-feira, 37.102 matrículas para alunos novos na rede municipal. Só no primeiro dia foram realizadas 31.317 matrículas, compreendendo 84,41% do total do período, o que justificou o atendimento intenso neste primeiro dia. No decorrer do período, as filas acabaram e ficou mais fácil realizar o atendimento.

Concluída esta etapa, a rede municipal já conta com 206.105 alunos matriculados. A partir desta terça-feira (14), inicia-se o atendimento aos retardatários, de todos os ensinos, anos e séries. Trata-se do período de quem perdeu os prazos, realizou a designação sem confirmar a matrícula e de quem necessita de atendimento especial.

As vagas a serem preenchidas estão divididas em:

Educação Infantil: 2.233

Ensino Fundamental 1º ao 5º ano: 13.077

Ensino Fundamental 6º ao 9º ano: 3.135

Educação Especial: 26

Educação de Jovens e Adultos (EJA): 3.035

O período de atendimento segue até o dia 15 de janeiro. Para a Educação de Jovens e Adultos as matrículas seguem depois deste prazo, a fim de formar novas turmas. Para isso, a Semed montou um novo calendário em que os alunos acima de 18 anos possam concluir seus estudos em até 2 anos. Outra modalidade é o Projovem, voltado para jovens de 18 a 29 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental, com formação profissional, inclusão digital e ainda recebem uma bolsa no valor de R$ 100,00, caso tenham 75% de presença nas aulas e realizem os trabalhos solicitados durante os 17 meses de curso.

O período de atendimento aos retardatários acontece pela internet através do site www.matriculas.am.gov.br e de forma presencial. Os documentos exigidos para a matrícula na rede pública de ensino são: certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno; comprovante de residência; comprovante de escolaridade, duas fotos 3×4; carta de reserva de vaga, cartão de vacinação e documento de identificação do responsável pelo aluno.

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)