08/03/13 | 9:11
Semed abre atividades do Programa Mais Educação

Em 2013, cerca de 250 escolas da rede municipal de ensino serão contempladas com ações do Programa, que promove atividades no contraturno das aulas curriculares

O Programa Mais Educação, principal ação de mudança educacional na gestão do Prefeito Artur Neto, que irá promover educação de tempo integral nas escolas do município, teve suas atividades iniciadas na manhã de hoje (07), em evento realizado no auditório da Semed.

Participaram da solenidade de abertura os diretores das escolas participantes do programa, os chefes de departamentos e o Secretário de Educação Pauderney Avelino. Durante a solenidade foram apresentadas algumas atividades desenvolvidas nas escolas, como dança e fanfarra.

As atividades do Mais Educação terão início na próxima segunda-feira (11), em 258 escolas do município. Os alunos cumprem a grade curricular em um turno de aula e, no contraturno, participam de ações esportivas, musicais, culturais, além de aulas de inglês e reforço escolar.

“O Programa Mais Educação é o embrião da educação integral que estamos implementando nas escolas da Semed, e o Programa de Alimentação Escolar já em funcionamento, será um aliado para ajudar a manter as crianças na escola”, disse o Secretário Pauderney Avelino.

Para a Chefa da Divisão de Apoio a Gestão Escolar (DAGE), Jussara Marques, o Mais Educação vem para complementar as atividades curriculares na perspectiva de melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

“Com o Programa Mais Educação e o Programa de Alimentação Escolar, que vai oferecer refeições completas aos alunos, nossa expectativa é ter um resultado positivo nas notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e na própria autoestima dos alunos”, falou.

Palestra

Durante o evento, o Coordenador da Gerência de Educação de Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC), Heitor Martins, palestrou sobre a importância do Mais Educação para a mudança do panorama da educação do país, e tirou dúvidas dos gestores quanto à melhor maneira de executar o Programa.

 Heitor ressaltou que a meta do MEC é comtemplar, com a educação de tempo integral, todas as escolas do Brasil até 2020.

“A melhoria da educação básica é um desafio e só tem como ser vencido com a educação de tempo integral. O ideal é que o aluno passe, pelo menos, sete horas por dia na escola, desenvolvendo as atividades curriculares normais e também atividades esportivas e culturais”, falou.

News

Durante seu pronunciamento na solenidade de abertura das atividades do Programa Mais Educação, o Secretário de Educação Pauderney Avelino, anunciou que será integrado na grade curricular de 1º ao 5º ano a disciplina de Língua Inglesa.

“O inglês fará parte da nossa grade curricular e continuará fazendo parte das ações do Mais Educação” afirmou.