26/03/19 | 15:48
Seletivas para a 22ª edição das Municipíadas iniciam pela DDZ Centro-Sul

Aproximadamente 200 alunos do 4º ao 9º ano da rede municipal de ensino começaram nesta terça-feira, 26/3, a participar da seletiva para a 22ª edição das Municipíadas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os jogos, com disputas em quatro modalidades, serão realizados até esta quarta-feira, 27/3, na quadra da Escola Municipal Aristophanes Bezerra de Castro, na comunidade Aliança com Deus, bairro Aliança com Deus, zona Leste de Manaus.

Participam da seletiva da Divisão Distrital Zonal Centro-Sul (DDZ Centro-Sul) 12 escolas municipais, que vão disputar vagas nas modalidades handebol, voleibol, mini voleibol e basquete 3×3, nos naipes masculino e feminino, nas categorias mirim, infantil e juvenil. Os campeões por categoria e modalidade se classificam para as Municipíadas em junho.

O assessor pedagógico de Educação Física da DDZ Centro-Sul, José Augusto Vieira, disse que as seletivas integram as escolas.  “As seletivas, assim como a participação nas Municipíadas e em outras competições, colaboram para a integração das escolas, não só no lado competitivo, mas também no pedagógico. O esporte ajuda ainda na questão disciplinar e na melhor convivência com outras pessoas. A participação dos alunos nas seletivas diminui o abandono escolar, porque o esporte aproxima o aluno da escola”, concluiu.

De acordo com coordenador de esportes da Semed, Ronnie Melo, as seletivas são muito mais do que uma simples disputa por vagas. “A expectativa é grande, porque estamos aumentando o número de participantes, as escolas estão se envolvendo muito. Tudo isso é um aquecimento para a Municipíadas, pois desenvolvemos na Semed o desporto escolar com a função de educar e ajudar no processo ensino aprendizagem”, contou.

O professor de Educação Física, Jossibaldo Fadoul de Souza, da Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães, disse que os jogos tem seu valor esportivo e educacional.

“Os jogos tem o lado competitivo, educacional e pedagógico, mas é importante sempre levar os alunos para essas competições, porque, além disso, eles vão conhecer e interagir com outros alunos e escolas, fazendo com que eles se desenvolvam integralmente”, disse.

A aluna do 9º ano, Suã Rodrigues Trindade, 13, da Escola Municipal Aristophanes Bezerra de Castro, participa pela segunda vez das seletivas do handebol. Campeã da Municipíadas do ano passado, a atleta disse se sente muito feliz de participar, porque o esporte surgiu em um momento difícil na sua vida. “Posso dizer que o esporte me salvou, porque a diretora me colocou para participar quando eu estava em um momento muito difícil da minha vida. Sou a única da minha família que pratica esporte e sou um espelho para meus irmãos. Estou feliz em estar mais uma vez nas seletivas para as Municipíadas”, completou.

Programação das seletivas:

DDZ Centro-Sul – 26 e 27/3

Leste II e Oeste – 1º a 5/4

Norte e Leste I – 8 a 11/4

— — —

Texto: Paulo Rogério/Semed

Foto: Cleomir Santos/Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054