10/01/20 | 14:44
Secretaria Municipal de Educação realiza evento em alusão ao ‘Janeiro Branco’

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), iniciou nesta sexta-feira, 10/1, o calendário de atividades com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar dos servidores com a ação ‘Janeiro Branco’. O evento foi marcado por momentos lúdicos, de descontração e entretenimento.

A ação ocorreu no hall da Secretaria, localizado na zona Centro-sul da cidade. Os servidores, que estavam vestidos de branco, participaram de atividades como ginástica laboral e jogos como xadrez, damas e dominó.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, afirmou o compromisso da Semed com a saúde dos servidores, principalmente pelo fato de trabalhar diretamente com o público e com a educação, que é um tema bastante sensível em nossa sociedade.

“A Semed é uma secretaria gigante, somos a maior da Prefeitura de Manaus, e o fato de sermos grandes, ter um impacto maior nas coisas que acontecem, também está muito relacionado à razão da nossa existência, porque coordenamos a política pública, na minha opinião, mais importante de qualquer sociedade, que é a educacional, porque é aquela que forma as pessoas, forma cidadãos, forma seres integrais. Nós temos uma grande responsabilidade e é muito importante que cuidemos da gente também”, disse a secretária.

Para a gerente de Desenvolvimento Social, Wânia Braga, o trabalho preventivo da secretaria é muito importante por conta do número de afastamentos que ocorrem durante o ano motivados por essa condição.

“Janeiro branco trata da prevenção da saúde mental e nós temos um índice muito grande de servidores afastados por conta dessa patologia, então a Semed tem vários motivos para abraçar essa causa e trabalhar com nossos servidores para que eles busquem tratamento e sempre trabalhando com a prevenção”, pontuou.

Durante o evento, a Semed recebeu da Semad um certificado de ‘secretaria parceira’ por conta do envolvimento nas diversas campanhas desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus.

A psicóloga da Semad, Anakena Carolina Castelo Branco, elogiou a postura da Semed por investir na saúde mental dos servidores. “É a maior Secretaria da Prefeitura e que trabalha diretamente com o público, tanto pais como crianças. Então os servidores que estão servindo a essa parcela da sociedade precisam estar com o bem-estar psicossocial em dia para que possam ser exemplos para essas crianças em construção”, finalizou.

 

Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Eliton Santos e Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054