09/01/19 | 15:53
Representantes de setores da Semed conhecem funcionalidades do Siged

Buscando agilizar a implantação do Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged), já em teste na Secretaria Municipal de Educação (Semed) desde dezembro de 2018, representantes dos setores de todos os setores da secretaria estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 09/01, com o subsecretário de Administração e Finança, Bruno Guimarães, e técnicos da Divisão de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) para conhecer melhor a ferramenta.

Com a implantação do sistema, a intenção é reduzir o uso de  papel, realizando  trâmites administrativos como despachos de processos, memorandos, ofícios, de forma online e, ainda, possibilitando a  assinatura digitalizada do servidor responsável. Além disso, com o recurso digital,  a Semed espera ter  mais controle dos processos, confiabilidade das informações, utilização de única base de dados, otimização e melhoria contínua dos trabalhos, entre outros.

De acordo com subsecretário, Bruno Guimarães, a Semed passa por um momento de ajuste, adequação e transição do sistema. “Entramos na era da modernidade, ganhando tempo também na tramitação de documentos e resolução de problemas. Com isso, estimamos uma economia de R$ 800 mil a R$ 1 milhão, além do tempo ganho de 60 dias, dependendo do processo”, comentou.

O chefe da DGTI da Semed, Ailton Galvão, explicou que montou uma equipe para orientar e ajudar todos os setores sobre como trabalhar com o novo recurso tecnológico. “Vamos fazer uma força tarefa e visitar os setores que tem projetos prioritários. Vamos atuar primeiro nesses locais e depois expandir para todos os outros setores”, disse.

A chefe do Cadastro Funcional da Semed, Hellen de Souza, considerou a reunião importante para o seu setor, que trabalha com arquivamento e cadastro dos mais de 15 mil servidores da rede.

“O sistema melhorou tudo, nós tivemos uma diminuição dos processos físicos e aumentamos o fluxo de processos no sistema. Isso diminuiu o espaço, interfere na economia do papel, principalmente a tramitação dos processos que está sendo mais rápido”, destacou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

 

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