13/04/18 | 15:35
Projeto de Lutheria da Oca do Conhecimento forma primeira turma

A primeira turma de alunos do Projeto Lutheria das Ocas do Conhecimento Ambiental Puraquequara, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram da formatura do curso básico de confecção de Ukulele, na manhã desta sexta-feira, 13/04. A programação foi realizada na sede da Oca do Conhecimento, na comunidade Bela Vista, no Puraquequara, zona Leste.

A formatura contou com a participação de nove alunos do projeto, que participaram de aulas três vezes na semana, com três horas de duração. Os alunos aprenderam a construir o instrumento, reaproveitando madeira como marupá, breu-branco, tauari, louro, entre outras. Cada estudante recebeu um certificado pela conclusão do curso.

A responsável pela Oca do Puraquequara, Antônia Souza, explicou que a participação dos alunos no projeto proporcionou novas perspectivas como cidadãos. “Fomos persistentes, trabalhando em conjunto com as famílias e as crianças, ajudando na formação cultural e escolar”, afirmou.

A coordenadora das Ocas Ambientais da Semed, Gina Gama destacou o êxito do projeto. “Realizamos esse projeto em 2016 e obtivemos 99% de aproveitamento dos alunos. Conseguimos dar para essas crianças e adolescentes transformações em suas vidas e mudamos um pouco a consciência sobre reutilização dos materiais”, comentou.

Para o aluno do 9º ano, Guilherme Freitas de Oliveira, 15, da Escola Municipal Francisco Nunes da Silva, a formação foi uma vitória ao vencer alguns obstáculos no curso. “Com a ajuda da Professora Francinéia, que nunca deixou de nos dar assistência, pudemos concluir esse projeto, todo esse processo me ajudou em casa e na escola, onde pude conciliar minhas responsabilidades”, contou.

A coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Keitiane Mourão, ressaltou a parceria entre a Oca e centro social, para resgatar as crianças da comunidade que estão em situação de risco.

 

Texto e Fotos: Patryck Vieira

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054