12/09/18 | 17:39
Profissionais da Semed participam de formação sobre Artes

Professores de Artes do 6º ao 9º ano da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, nesta quarta-feira, 12/9, do 5º Encontro de Formação Continuada com professores de Arte, que teve como tema: “Arte e Patrimônio Cultural no Grafite Urbano da Cidade de Manaus”. A formação foi realizada na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), por meio da equipe Rede Colaborativa Polo de Formação Continuada, em parceria com o Projeto Polo Arte na Escola, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

O objetivo da formação é valorizar os tipos de artes que existem pelo Brasil e no Amazonas, desenvolvendo um senso estético. Dessa forma, o grafite, utilizado como expressão artística por vários movimentos de arte urbana, foi escolhido para a realização desse trabalho. O artista plástico amazonense Turenko Beça, ressaltou que a arte e cultura são fundamentais na formação dos cidadãos.

“Temos de fazer com que as pessoas tenham contato com arte muito cedo, para que elas sejam consumidoras dessas modalidades de formas de expressão. E para isso, os professores são primordiais e precisam estar capacitados para desenvolver o aspecto artístico dos alunos”, disse.

Para a formadora de arte da Gerência de Formação continuada (GFC), Raquel Matos, as oficinas com artistas como Raiz Campos e Turenko Beça, expoentes amazonenses na arte visual, são importantes para a formação dos professores.

“Essa formação visa desenvolver não só nos professores de arte da rede municipal, mas todos aqueles que ministram as aulas de arte nas escolas, propiciando essas experiências de formações com artistas renomados no cenário amazonense”, contou.

De acordo com o professor, Domingos Rocha, que ministra a disciplina na Escola Municipal Raimundo Teodoro Bontinelly Assumpção, na zona norte de Manaus, as formações específicas que a DDPM promove, são importantes para a troca de experiências com artistas.

“Esse momento é muito importante, por conta dos novos elementos que eles trazem na bagagem de vida que eles têm, coisas que os livros não possuem”, concluiu. 

 

Texto: Patryck Vieira

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054