09/10/18 | 15:23
Professores que atuam na zona Rural recebem homenagens por resultados obtidos no Ideb 2017

Professores das 34 unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que participaram do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2017 e alcançaram resultados positivos no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), foram homenageados nesta terça-feira, 9/10, em evento realizado na sala Paulo Freire, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Gestores e pedagogos das unidades foram homenageados com certificado de honra ao mérito e as três escolas com o melhor desempenho nos anos iniciais e finais, receberam troféus. No total, participaram da prova do Saeb 2017, aproximadamente, 1.300 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, esteve presente ao evento e falou sobre as peculiaridades da Educação no Campo, Águas e Florestas e a importância do trabalho dos profissionais que atuam nessa modalidade de ensino.

“Temos aprendido muito como modo de vocês trabalharem, superando desafios como salas multisseriadas e longas distâncias. Fico muito feliz, não apenas pelo resultado do nosso desempenho, mas pela maneira como vocês são comprometidos com a Educação e isso tem feito a diferença na vida dos nossos alunos”, destacou.

De acordo com a chefe da DDZ Rural Edilene Pinheiro, os resultados foram obtidos após um trabalho de “Força Tarefa”, com a participação maciça dos alunos nas Avaliações de Desempenho do Estudante (ADE) da Semed, realização de simulados, gincanas, aulões de descritores, formações de professores e no trabalho diferenciado da gestão da sala de aula.

“No total, 34 escolas tiveram bons resultados, onde obtivemos um crescimento muito grande e conseguimos atingir a meta, sendo algumas do ano de 2021. Para nós é muito significativo. Foi o empenho dos professores, a dedicação, o compromisso que cada um teve de trabalhar com a questão da prova Brasil”, explicou.

Destaques

Com média de 6,8 nos Anos Iniciais, a Escola Municipal José Marques de Almeida, localizada no Ramal do Acará, no quilômetro 17 da AM-010, pela segunda vez consecutiva foi o destaque da DDZ. Em 2015, a nota da escola havia sido de 6,2. Para o diretor Juarez Evangelista Rodrigues, os números conquistados são resultado de muito trabalho e dedicação.

“O diferencial é sempre trabalharmos em conjunto, uma pedagogia mais próxima da nossa realidade, utilizando todos os mecanismos que nos são permitidos, na qual a Semed nos oferece cursos e formações, além dos professores dedicados e maior número de presença de aulas”, disse.

A Escola Municipal Maria Leide Amorim, na comunidade São João, quilômetro quatro da BR 174, foi outro destaque da divisão, com média 6,3 no Ideb nos Anos Iniciais. A diretora Maiara Oliveira Monteiro, falou sobre o desempenho da unidade.

“Nossa equipe trabalhou muito com os professores, pedagogas, envolvendo as crianças e famílias. Vamos continuar com as ações de motivação, incentivo e resgate da autoestima dos alunos, bem como a valorização e respeito, paralelo ao trabalho em sala de aula”, comentou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054