Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 19 de agosto de 2018
12/03/18 | 13:57
Professores participam de Primeira Formação de Programa de Alfabetização

Começou nesta segunda-feira, 12/3, e vai até a próxima quinta-feira, 15/3, a primeira Formação Inicial do Programa de Alfabetização: alfabetizar compromisso de todos, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A formação vai contar com cerca de 160 participantes entre professores, pedagogos e assessores pedagógicos e vai acontecer na Universidade Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul da cidade.

Participarão profissionais de 76 escolas municipais contempladas com o programa, além dos coordenadores das Divisões Distritais Zonais (DDZs), da Divisão de Ensino Fundamental (DEF), equipe de correção de fluxo e formadores da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed.

As formações buscam dotar os educadores de condições para um ensino e aprendizagem de qualidade. Para isso, serão oferecidos suportes como monitoria, formação e intervenções pedagógicas, estabelecendo um fluxo de acompanhamento e intervenção nas turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

A subsecretária de gestão escolar, Euzeni Trajano, ressaltou a importância da formação para os educadores na integração do programa, visando alcançar os objetivos nesse processo de implantação na rede municipal de ensino.

“A secretaria está imbuída de garantir o direito de aprendizagem das crianças nesse processo de alfabetização, tendo em vista que isso é inalienável. Todas as crianças precisam sair da escola lendo e escrevendo. O trabalho que começa na secretaria e termina lá na ponta com resultado positivo”, explicou.

De acordo com coordenador do Programa de Alfabetização na Semed, Francinaldo Mendes, todos os educadores envolvidos nesse processo estão cientes de que a formação é fundamental. “Eles precisam desenvolver competências e habilidades para adquirir uma melhor proficiência a nível nacional. Sabemos que precisamos melhorar o conhecimento adequado do estudante na série que ele está”, disse.

A pedagoga Maria Farias, da Escola Municipal Aderson Pereira Dutra, no Mutirão, bairro Amazonino Mendes, Zona Centro-Sul, é uma das participantes. Para ela, é importante agregar conhecimento para o melhor atendimento dos 400 alunos, entre do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, da unidade.

“A meta é o aluno com oito anos já seja um leitor. Estamos trabalhando estratégias de leitura e de alfabetização e matemática. Estão sendo trabalhadas de forma mais lúdica e intensiva”, salientou.

Programa de Alfabetização

O programa tem o objetivo de atender a meta de número 5 do Plano Municipal de Educação, que determina a alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Serão realizadas três avaliações, sendo uma no início do ano, outra na metade e a última no final do ano letivo, que vão diagnosticar o nível de desenvolvimento do aluno.

O Programa de Alfabetização conta com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sendo uma das diretrizes do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem).

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054