19/10/17 | 16:34
Professores da rede municipal de ensino recebem Prêmio Professor Inovador

Na manhã desta quinta-feira, 19/10, a Comissão de Educação (Comed) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) agraciou 30 professores da rede municipal de ensino com o Prêmio “Professor Inovador”. Além do prêmio, foram entregues certificados para personalidades que, durante o tempo de atividade profissional, tiveram grande importância para a educação. O evento ocorreu no plenário da câmara, localizado na Rua Padre Agostinho Martin, bairro São Raimundo, zona oeste de Manaus.

Esse é o segundo ano que acontece a entrega dessa premiação, sendo que em 2017, as inscrições para concorrer puderam ser feitas pela internet e, ao todo, foram 64 inscrições nas diversas modalidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Finais e Anos Iniciais), Artes, Educação Especial, Educação Indígena, Educação Física, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Tecnológica. Durante a cerimônia, o Coral da Câmara realizou uma homenagem aos professores presentes.

A vereadora e presidente da Comed, Therezinha Ruiz, explicou como funcionou a seleção dos profissionais para entrega das premiações, bem como dos certificados.  “Nós estamos destacando com certificados os professores que tiveram trabalhos relevantes nas escolas, indicados por colegas, por gestores, pela própria secretaria. E entregamos a premiação do Professor Inovador para aqueles que inscreveram seus trabalhos e foram avaliados e selecionados por uma banca julgadora. O prêmio contou com dez modalidades. Porém, todos os professores que submeteram seus trabalhos já têm resultados positivos”.

Os professores vencedores em cada categoria tiveram direito a troféu, certificado e um prêmio em dinheiro. As escolas também receberam certificados. Além dessa premiação, esses feitos irão para o currículo da escola, professores e gestores. O projeto que ficou em segundo lugar na modalidade Ensino Fundamental Anos Iniciais foi de Alfabetização e Letramento da professora Cleuda da Silva Vieira, da Escola Municipal João Goulart, da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte. Ela falou sobre a sensação de receber esse prêmio.

“É um trabalho de leitura que está sendo desenvolvido desde 2014, voltado para o aprendizado da criança e eu estou muito grata porque eu amo fazer esse trabalho de alfabetizar, são aulas dinâmicas, aulas atrativas, nas quais as crianças realmente aprendem lendo, através da dinâmica de jogos. Eu estou muito feliz por receber esse prêmio”.

Outra professora que foi premiada, em 1º lugar na modalidade Educação Especial, foi Maria Raquel dos Santos, da Creche Municipal Magdalena Arce Daou, da DDZ Sul. Ela desenvolve, desde 2016, um trabalho com crianças da creche para que elas aprendam a conviver com a diferença. Ela conta que esse projeto surgiu por uma experiência própria com o filho.

 “O projeto surgiu por uma particularidade minha, porque meu filho é uma criança deficiente e por conta disso sofria bullying na escola. Eu desenvolvi o projeto com os contos de fada, porque na fase da creche as crianças são trabalhadas com a tríade que é: brincar, cuidar e educar. Eu fiquei muito feliz com a valorização do professor, eu não esperava por isso, mas eu sabia que o projeto é muito bom”.

Quem deu o tom final à premiação foi a subsecretária de Gestão Escolar da Semed, Euzeni Trajano, que, além de parabenizar os profissionais presentes, também lembrou a importância do trabalho realizado por todos os professores da Semed. “Inovar é isso, é pensar em meio a uma crise, é transformar, é pintar a parede sem papel e sem tinta, porque  isso é possível por acreditarmos na potencialidade  dos nossos alunos e que cada um deles é capaz de aprender, que o nosso trabalho faz a diferença e transforma vidas, e é por isso que nós acreditamos, é por isso que nós estamos na educação”, finalizou a subsecretária.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054