18/03/20 | 8:48
Professora do município é selecionada entre mil educadores para ‘Prêmio Professor Transformador’  

Com os projetos “Padaria comunitária” e “Reutilização do óleo na fabricação do sabão”, a professora Steliany Santiago de Souza, 39, da escola municipal Professora Maria das Graças Andrade Vasconcelos, no bairro Alvorada 1, zona Centro-Oeste, foi selecionada na 1ª edição do “Prêmio Professor Transformador 2020”, na categoria de 1° ao 5° ano do ensino fundamental. A educadora da Prefeitura de Manaus concorreu com outros 1.270 professores inscritos em todo o país e ficou entre os 350 selecionados.

“Entre todas as áreas de atuação e responsabilidade do município, prezo muito pela educação, em especial os professores, afinal é por eles que passam os melhores profissionais e cidadãos que a cidade, o Estado e o país possam ter. Portanto, com muita alegria recebo essa notícia e desde já parabenizo e fico na torcida para que a professora Steliany seja mais um bonito e inspirador exemplo de Manaus para o Brasil, como já conseguimos em outras oportunidades”, declarou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, reforçando que a capital do Amazonas hoje figura entre as dez melhores no Índice da Educação Básica (Ideb).

A próxima etapa escolherá os 12 vencedores de todo o país, no final deste mês. Os professores autores dos projetos em primeiro lugar, em cada uma das categorias, viajarão para o evento internacional de educação “Bett”, de Londres, em 2021. Os educadores também receberão um valor de R$ 7 mil, além do troféu “Professor Transformador 2020”. Os segundos e terceiros lugares receberão R$ 2,5 mil, além de certificado e selo digital.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, também parabenizou a professora e a unidade de ensino pela conquista e destacou que a seleção é resultado de um trabalho comprometido que toda a rede municipal tem com o processo de aprendizagem de qualidade dos alunos, bem como com o de transformação social. “O prefeito Arthur Virgílio Neto tem nos apoiado desde o início da gestão e acredita na força do nosso trabalho. Como resultado, temos diversos professores premiados e alunos aprendendo mais e melhor. Meus parabéns à professora Steliany”, destacou.

O Prêmio Professor Transformador é uma realização da plataforma Bett Educar, sendo uma iniciativa da “Base2Ed”, com apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, do Instituto Rodrigo Mendes, da plataforma Canvas, dentre outros. O objetivo é valorizar e promover o trabalho dos professores, em consonância à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), transformando a escola em um ambiente de aprendizagem ativa, criativa e eficaz.

Segundo a diretora da escola Paula Vasconcelos Pereira, o fato de a professora ter sido selecionada pelo trabalho dela, dentre vários outros de todo o país, é algo que deve ser comemorado por todos, sejam educadores, alunos e pais. “Para nós, é um reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido ao longo dessa gestão, na concepção da Educação Integral, que visa desenvolver as habilidades e competências não só das crianças, mas de todos os envolvidos na comunidade, pois ela abraçou a proposta da escola se envolvendo e promovendo um ambiente de pertencimento”, concluiu.

Há três anos na escola, a professora Steliany Santiago de Souza, formada em pedagogia e com pós-graduação em docência das séries iniciais, disse que a seleção mostra a importância das atividades realizadas com os alunos no processo de ensino aprendizagem. “A aprendizagem se torna prazerosa, significativa, autônoma, permitindo às crianças realizarem sua reflexão sobre a cidadania que devem exercer na comunidade a qual pertencem. A experiência foi intensa, maravilhosa e construtiva, me motivou a continuar a trabalhar com projetos. Neste ano, estamos realizando projetos ambientais na escola, com a turma que atuo, promovendo atitudes de preservação no entorno da escola”, concluiu.

Texto – Paulo Rogério Veiga / Semed
Fotos – Divulgação / Acervo pessoal

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054