29/01/13 | 14:06
Processo Seletivo da Semed tem 3 mil inscritos no primeiro dia

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu inicio, na manhã desta última segunda feira (28), às inscrições do Processo Seletivo Simplificado (PSS) que está oferecendo 976 vagas de emprego, sendo 92 para pedagogos e 884 para professores substitutos (nível superior) em toda a rede municipal de ensino. Os candidatos têm até a próxima sexta-feira (1º), para se inscreverem e concorrerem às vagas. A entrega dos documentos está sendo feita na sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM/Semed), localizada na Rua Maceió, nº 2000.

Desde as primeiras horas do dia a movimentação foi grande. O processo de entrega e confirmação dos documentos dura em média cinco minutos, o que tem evitado filas fechando o primeiro dia com o recorde de mais de 3 mil inscritos.

Núbia Fonsceca, que pleiteia uma vaga de professora na educação infantil, foi uma das primeiras a chegar. Ela conta que estava sem trabalhar há quase um ano por conta da gravidez, e que o PSS da Semed é uma boa oportunidade para voltar à sala de aula.

“Formei-me, comecei a trabalhar e logo em seguida engravidei. Agora está na hora de voltar a dar aula e esse processo seletivo caiu como uma luva. Tenho fé que vou conseguir uma vaga”, disse.

Segundo a Presidente da Comissão do Processo Seletivo Simplificado, Karla Ferreira, a expectativa é que mais de cinco mil pessoas se inscrevam, e que em três semanas seja publicada a lista dos aprovados.“Com base no PSS de 2010, estamos esperando cerca de cinco mil inscrições. Vamos ter duas semanas de análise e, por conta do carnaval, o resultado deve sair por volta do dia 22 de fevereiro”, afirmou.

Suporte de internet

 Para comtemplar os interessados que não têm acesso à internet ou que tenham dificuldades no preenchimento da ficha de inscrição, a Semed está disponibilizando uma sala com 10 computadores onde poderá ser feita a primeira etapa da inscrição. No local, quatro funcionários estão dando suporte e retirando as dúvidas dos candidatos.

 “Eu tentei fazer minha inscrição de casa, mas tive dúvidas em algumas perguntas. Preferi vir até aqui, a moça tirou minhas dúvidas e pude preencher minha ficha de inscrição. Se não fosse isso não teria conseguido”, falou.

           

Remuneração

Os profissionais aprovados neste Processo Seletivo Simplificado terão um contrato de trabalho temporário de 12 meses, podendo ser renovado pelo mesmo período, de acordo com a necessidade da secretaria. O salário varia de R$ 1.543,64 – para professor que trabalhará em escolas na área urbana com carga de 20h semanais – a R$ 3.866,27 para professores da área rural com 40h de trabalho semanais.

“Os aprovados irão trabalhar em período diurno (matutino e vespertino). Os professores do 6º ao 9º ano terão 20 horas de trabalho semanais, enquanto os demais educadores a carga será de 40 horas, conforme o edital nº 3094 onde constam todas as informações do PSS”, explicou Karla Ferreira, Presidente da Comissão do Processo Seletivo Simplificado.

            Com a realização do processo seletivo simplificado a Semed cumpre determinação da Lei nº 1.425, de 26 de março de 2010, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do artigo 37 da Constituição Federal e do artigo 106 da Lei Orgânica do Município de Manaus.