12/04/19 | 9:34
Prefeitura realiza primeira reunião sobre a pesquisa de clima organizacional 2019

Prefeitura de Manaus vai realizar a Pesquisa de Clima Organizacional 2019 e para isso iniciou nesta quinta-feira, 11/4, encontros com os gestores de todas as unidades da rede municipal de ensino, das Divisões Distritais Zonais (DDZ) Sul, Centro-Sul, Norte e Rural. A reunião foi realizada no auditório do Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Nesta sexta-feira, 11, as divisões Leste 1, Leste 2 e Oeste também receberão as orientações.

A pesquisa começará a ser realizada a partir da próxima segunda-feira, 15, e até o dia 23, atenderá aos serviços gerais das DDZs. No período de 24/4 a 3/5 será a vez dos demais servidores das DDZs. No mesmo período, os servidores da sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Logística, Departamento de Engenharia e Transporte (DET) também responderão ao questionário.

Esta é a segunda edição da pesquisa, que em 2018 constatou um grau de satisfação de 72% dos funcionários da Semed. Durante a reunião foram apresentadas, além dos resultados obtidos em 2018, as ações já realizadas e as que serão realizadas ainda neste ano.

O objetivo da pesquisa anterior era trabalhar a parte de relacionamento interpessoal e estrutural. Para 2019, a intenção, além de alcançar 74% de satisfação geral dos servidores, é trabalhar na saúde do servidor, para reduzir o número de afastamentos por doença. Outra novidade para a pesquisa deste ano é que os resultados obtidos pelos funcionários terceirizados serão repassados às empresas responsáveis.

Para que o resultado deste ano seja mais abrangente, a equipe que trabalhará na pesquisa foi ampliada. Já foram computadas as solicitações de aproximadamente 72% dos funcionários.

Conforme o subsecretário de Administração e Finanças, Thiago Sarubi, é muito importante a adesão do maior número possível de servidores, pois esse é um canal de comunicação direto entre as partes administrativas, de infraestrutura e pedagógica, que formam o tripé da secretaria.

Além das perguntas habituais, segundo ele, a pesquisa deixa um espaço para sugestões gerais, o que gera novas demandas. “Ano passado teve uma forte corrente para a parte de manutenção predial. Então, este ano já estamos trabalhando e queremos ter o feedback de como essa parte estrutural está trazendo benefícios para a educação”, pontuou.

O assessor técnico e um dos responsáveis pela aplicação da pesquisa, Jhones Silveira, comentou que a pesquisa auxiliou a reorganizar as finanças da Semed e a realizar algumas obras em escolas em situação mais crítica e que, com o foco na saúde do servidor, a secretaria já se movimenta para trazer mais qualidade de vida.

“Em 2019 vamos conseguir a parceria com as academias e investir na saúde do servidor. O foco deste ano é diminuir o afastamento dos servidores. O maior índice de insatisfação era algo que não dependia da gente, mas da Manausmed”, salientou.

Para que essa comunicação entre os diversos setores continue, a ideia é normatizar a pesquisa, como um legado para as futuras gestões, servindo como um aparelho de medição de satisfação permanente da Semed.

— — —

Texto: Alexandre Abreu / Semed
Fotos: Eliton Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054