13/06/17 | 15:55
Prefeitura realiza abertura da 20ª edição das Municipíadas

A Prefeitura de Manaus realizou, na manhã desta terça-feira, 13/6, a abertura da 20ª edição da Municipíadas e 2ª Paramunicipíadas, com tema “Cultura de paz e solidariedade: construindo uma sociedade onde todos têm o direito de aprender e aluno alfabetizado, garantia de sucesso: compromisso de todos”. A solenidade aconteceu no ginásio do Clube do Trabalhador, Sesi, no bairro Coroado, zona Leste.

Atendendo determinação do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a realização dos jogos, procura desenvolver o desporto escolar promovendo a socialização dos alunos e o aprimoramento de suas habilidades motoras, consideradas fundamentais para a aquisição de conhecimentos e favorecimento das relações sócio-afetivas.

Durante dois meses foram realizadas seletivas em cada Divisão Distrital Zonal (DDZ) e agora, na fase final da Municipíadas, participam um total de 105 escolas municipais, com três mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No total, os jogos envolveram aproximadamente 15 mil alunos, sas seletivas realizadas nas DDZs, classificatória para fase final da Municipíadas.

A solenidade contou com o desfile de portas bandeiras e delegações das unidades municipais de ensino, representadas por pelotões de alunos das Divisões Distritais Zonais (DDZs). Durante a cerimônia aconteceram ainda encenações explicando os diversos segmentos de ensino da Semed e das modalidades esportivas, além da entrada do fogo olímpico, acendimento da pira olímpica e juramento dos atletas.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, destacou os 20 anos das Municipíadas e ressaltou que os jogos são a apresentação final de todo o trabalho desenvolvido diariamente pela Gerencia de Educação Física da secretaria e nas Caravanas de Educação Física realizadas pelos profissionais da área nas escolas.

“Os jogos são um processo de integração do esporte, que nós fazemos, no desenvolvimento da aprendizagem. Estamos celebrando 20 anos da Municipíadas, a terceira maior rede do Brasil em infraestrutura e também o segundo ano das Paramunicipíadas, que envolvem os nossos alunos portadores de deficiências físicas e intelectuais, oportunizando que essas crianças e adolescentes sejam cidadãos plenos por meio da inclusão”, concluiu.

Jogos

Os jogos fazem parte do calendário anual da Semed, que serve como estratégia de inclusão social e descoberta de talentos esportivos para o município e estado. A competição será realizada de 13 à 22 de junho, nas modalidades masculino e feminino e categorias mirim (9 a 11 anos), infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos).

As novidades desse ano serão o basquete 3×3, vôlei 4×4 (praia) e badminton. As disputas ocorrerão ainda no futsal, vôlei, mini-volei, handebol, mini-handebol, futebol de campo, atletismo, tênis de mesa, judô, taekwondo, jiu-jítsu, xadrez e queimada. As Paramunicipíadas acontecem de 20 à 22 do mesmo mês e os alunos especiais terão atividades no atletismo, natação e bocha.

Os jogos serão disputados na Vila Olímpica de Manaus (judô, jiu-jítsu, taekwondo, vôlei, basquete, vôlei de praia, futsal, atletismo e queimada), Centro de Esporte e Lazer (CEL) Dom Pedro (queimada), CEL Ninimbergue Guerra (futsal), Campo do Batalhão de Suprimento do Exercito (futebol de campo), Estádio Ismael Benigno, a Colina (futebol de campo), Arena Amadeu Teixeira (futsal), Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM/xadrez), Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE/Paramunicipíadas com bocha e natação), Escolas Municipais Carlos Gomes e Magdalena Correa (handebol e mini-handebol).

O coordenador de Educação Física da Semed e da Municipíadas, Ronne Melo, afirmou que o evento não se resume apenas a esse período, mas com a realização de outros eventos coligados para o desenvolvimento de um desporto educacional dentro da rede. “Nós entendemos que o esporte é educador. A nossa ideia é desenvolver o desporto educacional, onde sempre surgem talentos que podem ser desenvolvidos. E o esporte é um fenômeno social-cultural e a possibilidade de mudança de comportamento do aluno”, citou.

Emoção

A Escola Municipal Francisca Campos Correa, no Ramal do Cetur, Tarumã, zona Rural, vai participar da Municipíadas com 47 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental no futsal, queimada, atletismo e judô, no masculino, feminino, no infantil e juvenil. Segundo o professor de Educação Física, Marco Aurélio Correa Veloso, para as crianças os jogos representam muito. “É diferente o evento, porque eles têm a oportunidade de se integrarem com outros estudantes. Os alunos estão buscando outros caminhos e o sistema de treinamento esportivo visa mostrar uma nova perspectiva para isso”, comentou.

Uma das participantes da Municipíadas, a Escola Municipal Dom Jackson Damasceno, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, conta com 100 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e vai participar dos jogos na queimada, vôlei, basquete, futsal, futebol de campo, atletismo, xadrez, jiu-jítsu, tênis de mesa, no masculino, feminino, nas categorias mirim, infantil e juvenil.

Pela primeira vez na disputa, a aluna do 9º ano, Rebeca Ribeiro Pimental, 14, era só alegria e empolgação. “Não sei como explicar a minha alegria e satisfação de participar dos jogos. Estudo na escola mais legal da rede e estou muito feliz por tudo isso. O esporte e a educação ajudam a sair de muita coisa ruim e tem me ajudado no meu desempenho em sala de aula”, comemorou.

Homenagem

Durante a abertura a Semed homenageou ainda profissionais de Educação Física que fizeram história de forma direta ou indireta na Municipíadas ao longo desses vinte anos, com um certificado de menção honrosa e uma medalha de dedicação. A professora de Educação Física, Sheila Amaral, foi uma das homenageadas e recebeu uma medalha pelos serviços prestados no desporto escolar da rede.

“A educação física é muito importante para o esporte, para que esse legado continue firme, que as pessoas entendam que o esporte não está desvinculado da educação, porque por meio do esporte que nós educamos e fazemos a inclusão desses alunos”, citou.

De acordo com a coordenação do evento, no dia 19 de junho, serão realizadas todas as finais dos esportes coletivos, na Arena Amadeu Teixeira. No dia 20, será vez das finais do futebol de campo, no Estádio da Colina. Serão premiados o 1º, 2º e 3º lugares com medalhas por modalidades, sendo as escolas municipais campeãs por modalidades receberão troféus.

As cinco melhores unidades de ensino classificadas nas primeiras colocações serão premiadas com uma taça, que será entregue em uma solenidade de premiação. Além disso, as equipes campeãs por modalidades vão disputar os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), que ocorre em julho.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom – Lton Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054