Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 23 de outubro de 2018
07/02/18 | 16:28
Prefeitura e Sebrae discutem implantação do programa Empreendedorismo nas Escolas

O programa Empreendedorismo nas Escolas, lançado no final do ano passado, pela Prefeitura de Manaus, começou o trabalho de implementação, nesta quarta-feira, 7/2, com reunião entre representantes das secretarias municipais do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), de Educação (Semed) e do Sebrae, na sede da Semtrad, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Como projeto-piloto, a Semed está definindo as escolas do município que irão receber a disciplina de Empreendedorismo. Em princípio, serão 21 escolas distribuídas por cada zona da cidade, envolvendo alunos do 6º ao 9º ano. Será feito um diagnóstico de necessidades e já houve a discussão sobre o cronograma de implantação.

“A Semtrad ficará responsável por coordenar toda a parte de gestão do programa, assim como também as parceiras, metas e a política pública empreendedora no serviço público municipal”, explica a secretária da Semtrad, Ananda Carvalho. “Já a Semed será responsável pela operação do programa com definição de turmas-piloto, séries e professores que passarão por treinamento conosco”.

A subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, ressaltou a oportunidade que o programa irá levar aos alunos da rede pública do município. “Esses adolescentes irão sair das escolas com um conhecimento que vai além das disciplinas, estendendo-se para a vida deles e sua família”, destacou, elogiando a transversalidade do programa ao envolver outras secretarias. “Toda oportunidade que pudermos oferecer para que o aluno saia com uma formação mais ampla e integral será sempre muito bem-vinda para a Semed”.

A rede municipal de Educação já vem trabalhando com o tema há alguns anos, desenvolvendo atividades que incentivem não apenas alunos, mais as famílias e a comunidade em que essas crianças estão inseridas. Algumas iniciativas, inclusive, já foram reconhecidas nacionalmente, como a desenvolvida pela Escola Municipal Antônio Matias Fernandes, no bairro da União, zona Centro-Sul de Manaus, que foi classificada para a segunda fase Prêmio Nacional Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, na categoria Educação, realizado pela Isae – Escola de Negócios, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A representante do Sebrae, gerente Helena Souza Garcia, disse que é uma honra para a entidade poder desenvolver um programa que irá trazer benefícios para o público jovem. Ela citou o conhecimento do Sebrae na formação empreendedora, como o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que conta metodologia já consolidada em todo o país.

A secretária Ananda Carvalho também falou sobre a missão, dada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, de implantar o empreendedorismo no município. “Com todas as ações que estamos fazendo nos demos conta de que não existe cultura empreendedora se não trabalharmos a base, que são as crianças”.

Esta metodologia, portanto, irá ensiná-las a ter uma mente mais empreendedora, mesmo que elas não abram um negócio no futuro. “Elas serão formadas para ter uma mente e comportamento mais empreendedor, independente da atividade que venham a escolher, inclusive se quiserem abrir o seu próprio negócio e a possibilidade de gerar mais emprego e mais renda, que também é missão da Semtrad”, explicou a secretária.

 

Texto: Assessoria de Comunicação – Semtrad

Foto: Patryck Vieira – Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054