Plano de Metas

METAS EDUCACIONAIS – SEMED 2014

As Metas Educacionais estão norteadas em quatro eixos da educação, descritos abaixo, para serem implementadas no ano letivo de 2014, as quais foram definidas visando atender as prioridades emergentes na Rede Municipal de Ensino.

EIXO I – ELEVAR OS ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – IDEB EM 25% NOS ANOS INICIAIS (5.1) E 30% NOS ANOS FINAIS (4.0).
I. Elevar a Taxa de Aprovação do Ensino Fundamental de 82% para 84%;
II. Reduzir a Taxa de Distorção Idade-série dos alunos do ensino Fundamental (Anos Iniciais) de 26,24% para 23%;
III. Reduzir a Taxa de Abandono do Ensino Fundamental de 3,3% para 3,0%;
IV. Elevar a Taxa de Aprovação do 9º ano do Ensino Fundamental Noturno de 50,2% para 52%;
V. Reduzir a Taxa de Distorção Idade-série dos alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais) de 38,43% para 35% (2º segmento de EJA);
VI. Reduzir a Taxa de Abandono na Educação de Jovens e Adultos 1º segmento de 38,4% para 30%;
VII. Elevar a Taxa de Aprovação da Educação de Jovens e Adultos 1º segmento de 42% para 55%;
VIII. Reduzir de 97% para 95% a Taxa de Distorção Idade-série dos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
IX. Reduzir de 36,6% para 30% a Taxa de Abandono dos alunos do Noturno na modalidade de EJA (2º segmento – 6º ao 9º ano);
X. Reduzir de 5,7% para 4,0% a Taxa de Abandono da Educação Infantil da Rede Municipal;
XI. Diminuir em 5% o Índice de Evasão e Abandono Escolar das escolas atendidas pelo CEMASP POLO I, comparado ao ano de 2013;
XII. Reduzir o Índice de Evasão e Abandono escolar em 179 escolas municipais atendidas pelo CEMASP POLO II;
XIII. Reduzir em 100% o Índice de Evasão e Abandono escolar nas escolas da DDZ VII que encaminharem FICAI ao CEMASP POLO IV;
XIV. Elevar os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB Em 25% nos Anos Iniciais (5.1) E 30% nos Anos Finais (4.0).

EIXO II – APERFEIÇOAR E MELHORAR A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL).
I. Captar e operacionalizar 100% dos recursos financeiros federais para a implantação de Programas Educacionais na secretaria municipal de educação;
II. Implantar em 100% a oferta de vagas na modalidade de EJA (2º segmento) na Rede Municipal de Ensino;
III. Reduzir de 40% para 30% o Índice de Abandono nas turmas do Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa – PROMEAPI;
IV. Realizar assessoramento pedagógico em 100% das escolas e espaços culturais indígenas;
V. Orientar e monitorar os programas e projetos que integram as atividades do processo de ensino-aprendizagem da educação escolar indígenas em 100% das escolas e espaços culturais;
VI. Promover o fortalecimento e a revitalização da cultura indígena em 100% das escolas e espaços culturais;
VII. Elevar a Taxa de Inclusão de Educação Especial de 68, 24% para 70%;
VIII. Aperfeiçoar a qualidade da Educação Infantil por meio de programas e projetos especiais, expandindo sua atuação para 100% das DDZ;
IX. Oferecer formação continuada para 100% dos profissionais da educação (professores, diretores, pedagogos e administrativos) da Secretaria Municipal de Educação – SEMED;
X. Promover formação continuada em serviço abordando temas sociais e contemporâneos para 50% dos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino;
XI. Ampliar a oferta de vagas 30% para 70% dos cursos livres de idiomas – inglês e espanhol – do Programa Ampliando Horizontes;
XII. Acompanhar e executar 100% das ações do PAR no que concerne a formação inicial e continuada dos professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Servidores da Rede Municipal de Ensino;
XIII. Promover a pesquisa científica relacionada ao processo de formação do professor pesquisador com 100% da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino;
XIV. Promover 100% à execução das diretrizes previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) em direitos humanos, junto aos professores e pedagogos da rede municipal;
XV. Realizar formação continuada de professores por meio do projeto oficinas de formação em serviço em 09 (nove) escolas municipais;
XVI. Oferecer formação continuada em tecnologias para 4.000 servidores da Secretaria Municipal de Educação (diretores, secretários, pedagogos, professores, coordenadores de TELECENTROS e administrativos);
XVII. Assegurar a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis em 100% das escolas da Secretaria Municipal de Educação;
XVIII. Fortalecer e operacionalizar 100% das vagas disponíveis para cursos de pós-graduação à distância e presencial, através das parcerias com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM);
XIX. Preencher em 100% as vagas ofertadas no Programa Ciência na Escola (PCE) e articular junto a FAPEAM a execução de projetos científicos e tecnológicos das escolas municipais;
XX. Subsidiar o Programa 5S em 10% das Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal;
XXI. Implementar o Programa Municipal Saúde do Escolar em 100% das escolas municipais com ações de saúde geral, saúde ocular e saúde bucal;
XXII. Implementar o Programa Saúde na Escola – PSE (MEC/MS) em 88 escolas municipais com ações de assistência e promoção à saúde;
XXIII. Desenvolver atividades do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto-juvenil – PAIR – eixo prevenção na educação em 250 escolas municipais;
XXIV. Implementar o Programa de Melhoria em 218 bibliotecas da Rede Municipal de Ensino;
XXV. Monitorar a frequência escolar de 195.924 alunos da rede pública e privada de ensino, beneficiários do Programa Bolsa Família (MEC/MDS);
XXVI. Monitorar o Programa Nacional do Livro Didático em 335 escolas municipais da rede de ensino;
XXVII. Garantir o acesso a Legislação Educacional vigente a 100% das escolas da rede municipal;
XXVIII. Aumentar em 100% as ações desenvolvidas entre o CEMASP POLO I e as DDZ I E IL, a fim de esclarecer o fluxograma, assim como o feedback dos atendimentos realizados nas escolas em tempo hábil;
XXIX. Elevar de 80% para 100% o índice de eficiência do serviço realizado pelo CEMASP POLO I;
XXX. Elevar em 95% o índice de eficiência do serviço realizado pelo CEMASP POLO III nas 184 escolas e creches municipais das DDZ V e VI;
XXXI. Atingir em 100% as parcerias entre o CEMASP/POLO IV, DRE VII, conselhos tutelares e instituições especializadas com intuito de esclarecer as ações desenvolvidas por este centro, além de garantir o retorno junto à equipe escolar no que diz respeito aos atendimentos realizados nas escolas;
XXXII. Elevar de 97% para 100% o Índice de Eficiência do serviço realizado pelo CEMASP POLO IV.

EIXO III – EXPANDIR A COBERTURA E MELHORIA DA INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA DAS UNIDADES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS DA SECRETARIA.
I. Captar e operacionalizar 100% dos recursos financeiros federais para as construções, reformas e adequações de infraestrutura das unidades de ensino;
II. Operacionalizar 100% das ações destinadas à expansão da cobertura e melhoria da infraestrutura da educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental);
III. Garantir em 100% as construções, reformas e adequações na infraestrutura das Unidades de Ensino e Administrativas da Rede Municipal de Ensino.
IV. Operacionalizar 100% das atividades logísticas da divisão de Patrimônio, Almoxarifado e Depósito.
V. Operacionalizar 100 % das atividades logísticas da divisão de Alimentação Escolar.
VI. Otimizar, gerenciar e monitorar em 100% as ações do Departamento de Transporte Escolar.

EIXO IV – PROMOVER O MELHOR DESEMPENHO NA GESTÃO ADMINISTRATIVA, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
I. Captar e operacionalizar 100% dos recursos financeiros federais para a implantação de Programas Educacionais na Secretaria Municipal de Educação;
II. Viabilizar e prover monitoramento em 100% das ações atribuídas ao DEPLAN;
III. Implantar em 100% um sistema de compras on-line na Secretaria Municipal de Educação;
IV. Promover o Prêmio Municipal de Gestão Escolar – PMGE em 100% das Unidades de Ensino;
V. Subsidiar 100% as ações de melhoria contínua da gestão das unidades de ensino;
VI. Implementar em 100% a Reestruturação Organizacional das DDZ;
VII. Implantar 100% do SAEDE no âmbito da rede municipal de ensino, conforme o decreto nº 0324 de 22 de outubro de 2009 até final de 2018.
VIII. Coordenar e executar 100% das ações inerentes à divisão de pessoal.