12/03/19 | 12:32
Parceria com a PM leva palestra sobre combate ao bullying à escola municipal da zona Leste

Aproximadamente, 90 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Francisca Pergentina da Silva, no bairro Zumbi 1, zona Leste, participaram da palestra sobre ‘Bullying’, na manhã desta terça-feira, 12/3. O evento é resultado da parceria da escola com a 25ª Companhia Interativa Comunitária (25ª Cicom) no projeto social ‘Ronda Escolar’, realizado há mais de 5 anos junto a rede pública de ensino com palestras educativas.

De acordo com a professora de Língua Inglesa e coordenadora da palestra, o encontro é alusivo a Semana Municipal de Combate ao Bullying Escolar, realizada de 1º a 8 deste mês. Para educadora, a palestra é de extrema importância para escola e vida dos alunos como futuros cidadãos.

“Se você quer respeito, você tem que respeitar primeiramente. Muitas das vezes o aluno com a brincadeira fere e machuca. Quando é com ele, não gosta. Essa é a principal importância, que eles saibam que aquilo que não quero para mim, não posso fazer com os outros”, disse.

O palestrante do encontro foi o Tenente da 25ª Cicom, Enos, pós-graduado em Segurança Pública e Ciências Jurídicas. Para ele, é fundamental que os alunos se tornem multiplicadores de uma boa conduta e que possam combater esse problema, começando na escola.

“O melhor disso é a conscientização de inibir a prática (do bullying), como também identificar a raiz do problema, porque essa é a melhor forma de combater o bullying. O primeiro contato do aluno é na família e o segundo na escola. É importante que todos saibam que somos iguais perante a lei”, comentou.

A aluna do 6º ano, Maria Eduarda Oliveira, 11, assistiu atenta à palestra para saber mais sobre o tema. Para ela, foi bom ter assistido, porque na escola sempre surge um ou outro colega com comportamento de querer praticar bullying com os outros.

“Nós não devemos cometer, porque é muito feio e ninguém gosta de passar por isso. Já sofri uma vez isso, mas prefiro não falar. Depois da palestra, vou falar com as outras pessoas que não pode ficar zoando, por isso, em casa, meus pais dizem que não devo colocar apelido em ninguém”, disse.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054