13/04/18 | 18:04
Palestra discute importância dos jogos e brincadeiras na infância

A Divisão da Educação Infantil (DEI), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na tarde desta sexta feira, 13/4, no auditório da Semed, a palestra “A importância do jogo simbólico para o desenvolvimento infantil”. A atividade contou com a participação de gestores, pedagogos e professores de educação física da caravana da Educação Infantil da secretaria.

O evento teve o objetivo apresentar o  formato do Festival Olímpico, que em 2018 tem como tema “Os quadrinhos na Copa do Mundo”, aos pedagogos e gestores de 259 unidades que trabalham com Educação Infantil. A palestra foi apresentada pelo gerente da divisão, Alexandre Romano, que ressaltou como  brincadeiras e jogos contribuem para o desenvolvimento na infância e contou com a participação do jornalista Mario Adolfo, criador do quadrinho O Curumim.

“As brincadeiras são primordiais para a Educação Infantil e fazem parte do currículo da modalidade na rede municipal de ensino. Através das brincadeiras e interações é que conseguimos desenvolver habilidades cognitivas das crianças, promovendo o desenvolvimento integral delas”, explicou o palestrante.

Tânia Carla de Melo,  gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Humberto Castelo Branco, foi uma das participantes da palestra. A diretora enfatizou a importância dessas atividades. “Na Educação Infantil, a missão da escola é promover sociabilização, interação, integração, bem estar, respeito, autonomia e  jogos e atividades recreativas proporcionam tudo isso”, disse.

A diretora do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Marcionília Bessa, que estava representando a secretaria municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, enfatizou necessidade dos professores iniciarem a aplicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que se refere a educação de crianças entre 1 e 5 anos.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054