11/09/18 | 17:05
Pais de alunos da Oca do Conhecimento do Puraquequara participam de curso na área pesqueira

Com objetivo de proporcionar meios de fonte de renda e intensificar atividades  ambientais e  socioambientais, a Oca do Conhecimento Puraquequara, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem procurado estreitar laços  com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) do Campus  Leste, localizado no Zumbi dos Palmares para  beneficiar  familiares de alunos, bem como de moradores do entorno Oca com cursos  em diversas áreas.

Esta oficina, voltada ao setor pesqueiro,  aconteceu nesta segunda-feira, 11/09, na sala da Agroindústria do Ifam Leste. Nela,  os  alunos aprenderam técnicas para  retirar espinha de peixe.

“Temos uma parceria ampla com o Ifam desde o ano passado,  em diversas atividades. Na Oca leste, por exemplo, o Ifam nos ajuda a desenvolver com as crianças atividades com hortas. Na Oca do Puraquequara, como tem característica peculiar, por ficar em lugar mais afastado da cidade, nós pensamos nessa oficina com objetivo de gerar renda para os pais dos alunos e dos jovens atendidos pela Oca. A ideia é estender essas oficinas conforme a necessidade dos nossos alunos”, destacou a coordenadora geral das Ocas do Conhecimento, Gina Gama.

Segundo a coordenadora da Oca do Conhecimento do Puraquequara, Antônia Souza da Silva, a oficina está relacionada à realidade das pessoas que moram na Comunidade Bela Vista, zona Leste.

“Na verdade, a oficina  partiu de um anseio  dos próprios  moradores do Bela Vista, pelo fato da comunidade ficar situada em  uma área ribeirinha e que grande parte das pessoas que moram nela lidam com o manejo e comercialização de peixe”, explicou Antônia.

Durante a oficina os alunos uniram a teoria e prática, pois além de aprender as técnicas, exercitaram o que aprenderam nos peixes frescos.

Umas das alunas foi a dona de casa Jávan Sena. Para ela, a oficina abriu a visão empreendedora.

“Eu quis fazer o curso porque vi nele uma oportunidade de ganhar dinheiro e, também, disseminar o que aprendi com outras  pessoas da minha comunidade”, disse.

A mesma oficina acontecerá na próxima terça feira,18/9, com outro grupo de comunitários da Oca do Puraquequara , além dela está programada para acontecer a  oficina de técnicas de manejo e o cultivo de horta.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Lton Santos/ Semed