03/07/18 | 14:29
Manipuladoras de alimentos das creches municipais participam de formação

Buscando orientar sobre cuidados na manipulação dos alimentos e noções de higiene, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma formação com aproximadamente 50 profissionais entre manipuladoras de alimentos, diretoras e enfermeiras das creches da rede municipal de ensino. O encontro formativo aconteceu na manhã desta terça-feira, 03/7, no auditório da Semsa.

Entre as orientações, foram repassadas as maneiras corretas de manuseio dos alimentos, principalmente por se tratar da alimentação de crianças na faixa etária de 1 a 3 anos de idade, que exigem ainda mais cuidados no preparo, como explica Gisele Brandão, técnica da Gerência de Creche da Semed.

“Considerando que nós trabalhamos com crianças muito pequenas e que estão mais suscetíveis às doenças, nossas manipuladoras precisam de atenção maior na formação do preparo do alimento que elas vão produzir e que vai ser ingerido pela criança”, explicou.

Durante a formação, foi apresentada a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – RDCN 216, de 15 DE setembro de 2004, que estabelece os procedimentos em relação ao manuseio de alimentos, garantindo as condições de higiene ao se preparar uma alimentação.

A chefe de nutrição da Semed Tânia Batista comenta como são feitos os cuidados de higiene com os alimentos. “Não é só a bancada, o fogão e os utensílios que devem ser lavados, mas os alimentos também. Explicamos que deve ser feito em agua corrente e sempre começar a limpeza de cima para baixo, para que o alimento fique bem limpo para o consumo”.

Orientações como lavar sempre as mãos, não usar acessórios quando estiver manipulando os alimentos, usar uniformes, lavar bem as hortaliças, legumes e verduras, manter os alimentos sob refrigeração, não usar os mesmos utensílios e acondicionar os alimentos são exemplos de como evitar a contaminação e que foram repassados aos profissionais presentes.

Gisele Pinto manipuladora de alimentos da Creche Municipal Professora Luzenir Farias Lopes, na zona Sul, destacou a importância do curso para o seu trabalho diário. “Para nós é importante aprender mais, porque podemos nos aperfeiçoar para manusear o alimento e melhorarmos nosso trabalho na cozinha em vários aspectos como lidar com os alimentos, a temperatura em que devem ser preparados e guardados, a limpeza do ambiente”.

 

Texto: Luiz Eduardo Cruz

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054