13/07/17 | 17:20
Mais de 34 mil alunos realizam teste diagnóstico do Novo Mais Educação

As 324 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que aderiram ao Projeto Novo Mais Educação realizam, nos dias 13 e 14 de julho, as avaliações de diagnóstico que são a contrapartida para participação no projeto. Aproximadamente 34 mil alunos estão sendo avaliados e os resultados das provas, geral e por escola, estarão disponíveis no dia 27 de julho, na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed).

Os testes tem duração de duas horas e serão feitos nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Para tal, os mediadores do Novo Mais Educação receberam formação específica nos dias 10 e 11 de julho para aplicação nas escolas da rede municipal. No primeiro dia de realização das provas, tudo ocorreu conforme previsto pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage).

Na Escola Municipal Professor Sérgio Alfredo Pessoa, localizada na Rua Walter Rayol, bairro Presidente Vargas, as quatro turmas do projeto realizaram as provas no turno vespertino. A pedagoga da unidade, Sirlene Solimões, conta que a avaliação vem para reforçar um trabalho que já era realizado pela escola. “Pela escola ser de tempo integral, nós acreditamos que o trabalho realizado na escola é de aprendizado constante. No caso, o Mais Educação é um parceiro no desenvolvimento dos alunos”, continua a pedagoga.

Sendo o primeiro ano que participa do projeto, a aluna do 5º ano, Sofia Souza, acredita que a dedicação dos mediadores e as técnicas utilizadas vão ajudá-la a conseguir um bom resultado na avaliação. “Eu já aprendi várias coisas. Com o tablete, fica muito mais fácil aprender e pelo empenho da professora, acho que vou bem na prova”.

Desde 2010 participando do Mais Educação, a Escola Municipal Carmem Hagge, no bairro Colônia Terra Nova, conseguiu no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) um excelente resultado, com a nota 6,5. A gestora da unidade, Ducinéia Silveira, credita o resultado a um trabalho interdisciplinar, no qual todas as disciplinas conversam entre si, inclusive no Mais Educação.

“Em todos esses anos, percebemos que o rendimento melhora (com o Mais Educação). Então, ele contribui de forma positiva. Esse reforço consegue recuperar as crianças. Agora, com esse novo projeto, o planejamento das aulas é feito em conjunto com o Mais Educação. Como os alunos estão em um sistema onde sempre são avaliados, a avaliação de hoje não é nenhum problema”, conclui a gestora.

Novo Mais Educação

O Projeto Novo Mais Educação foi criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016, regido pela Resolução FNDE nº 5/2016 e visa a ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar, que é implementada por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades no campo das Artes, Cultura, Esporte e Lazer.

 

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

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