25/05/11 | 14:37
Lançamento do Simulado On Line Prova Brasil

Todos os alunos do 5º e 9º ano da Rede Municipal já podem avaliar os seus conhecimentos nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa no Simulado Online da Prova Brasil, lançado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) nesta quarta-feira, (25), na EMEF João Alfredo localizado no Bairro da Paz, Zona Centro- Oeste de Manaus.

Por meio do link http://semed.manaus.am.gov.br, os alunos acessarão 15 questões de cada disciplina, que serão alteradas bimestralmente para atrair ainda mais a atenção dos participantes. No mesmo endereço, os alunos poderão acessar questões preparatórias para a Olimpíada de Matemática da Educação de Jovens e Adultos – OLIMEJA.

De acordo com a Diretora de Gestão Educacional da Semed, Wissilene Brandão, o simulado representa uma ferramenta tecnológica atrativa para o aluno na aprendizagem.

“O objetivo do Simulado é oferecer às escolas da rede mais um suporte na preparação do aluno para a Prova Brasil, visando à melhoria do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O simulado irá familiarizar o aluno e prepará-lo de forma atrativa para os conteúdos da Prova Brasil” afirmou a Diretora.

Na turma do 9º ano da professora de Língua Portuguesa Zuleide Ramada, os quarenta e um alunos pertencentes ao Projeto Um Computador por Aluno – UCA iniciaram cedo o simulado. Com seus laptops, eles avaliaram as questões que consideraram mais fáceis e refizeram as que apresentavam certa dificuldade. Para a professora, a principal preocupação do Simulado é que os alunos realmente respondam as questões de acordo com os seus conhecimentos. “Com essa avaliação os alunos adquirem mais conhecimentos e experiências para as próximas provas. Eles estão realmente empolgados com a atividade, pois pela primeira vez estão participando de um Simulado”, destacou a professora.

A aluna do 9º ano da EMEF João Alfredo, Sabrina Silva de Melo, 13, acredita que o simulado online é bem melhor que o escrito, ajudando bastante em seu desempenho. “É uma ferramenta bem mais prática que nos ajuda a identificar as questões que mais temos dificuldade. Já sei o que preciso estudar mais para me sair bem na prova”, afirmou a aluna.

Para a aluna do 9º ano e Monitora, Geisiane Tomaz, 14, o simulado representa um treino para a Prova Brasil. “Como participo do Projeto ‘Líderes do Amanhã’ estou sempre aprendendo alguma coisa nova. Com o simulado, as questões para a Prova Brasil ficarão mais fáceis e terei, com certeza, menos dificuldade”, ressaltou a aluna.

As escolas municipais (5º e 9º ano) que apresentarem o maior número de acessos do Simulado da Prova Brasil receberão premiações. Nesse ano trezentas escolas e 21.334 alunos do 5º ano e 11.119 do 9º ano participarão da avaliação

A Prova Brasil, que tem como objetivo avaliar o IDEB, tem a data prevista para outubro.