16/05/18 | 14:36
Inscrições para Prêmio Itaú-Unicef vão até o dia 21/5

 

 

As unidades de ensino da rede municipal de ensino de Educação Infantil e 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que atuem na Educação Integral, tem até às 23h (horário de Brasília) do dia 21 deste mês para fazer sua inscrição e participar da 13ª edição do Prêmio Itaú-Unicef. A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo diretor, professor ou pedagogo da escola, por meio do site www.premioitauunicef.org.br.

O prêmio tem o objetivo de identificar e dar visibilidade aos projetos realizados por Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que contribuem para garantir o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Poderão participar, projetos que ofereçam diretamente ao público infanto-juvenil ações educativas, culturais e/ou de proteção social, alinhadas ao conceito de Educação Integral.

Os projetos apresentados pelas escolas municipais vão concorrer em duas categorias. Na categoria 1, serão projetos concebidos e executados pela OSC e que sejam oferecidos diretamente para crianças, adolescentes e jovens. Já na categoria 2, serão analisados os projetos realizado obrigatoriamente pela parceria ente OSC e Escola Pública.

Para a assessora pedagógica, do Departamento de Gestão Educacional (DEGE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Jane Gonçalves, é importante que as escolas participem  do prêmio, já que essa é uma excelente oportunidade de mostrarem os diversos projetos desenvolvidos por alunos e professores em sala de aula. “A premiação é muito importante, pois estamos divulgando as ações das escolas, colocando nossos trabalhos na vitrine, fazendo com que outras pessoas se sintam motivadas em desenvolver projetos e participar da disputa”, comentou.

Em 2017, a Escola Municipal Waldir Garcia, bairro São Geraldo, Zona Centro-Sul da cidade, foi vencedor da etapa regional Belém do prêmio, na categoria microporte, com o projeto “Educação Integral: parcerias em construção”.

O Prêmio Itaú-Unicef é uma iniciativa do Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Criado em 1995, em um contexto de mudanças sociais na perspectiva da garantia de direitos – com a promulgação da Constituição Federal Brasileira e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054