23/09/11 | 18:11
I Mostra Integrada da DRE VII

Quarenta e sete escolas municipais da Zona Rural (Ribeirinha e Rodoviária) participaram nessa sexta-feira, (23), em horário integral, da I Mostra Integrada da DRE VII. O evento aconteceu na EMEF Maria Leide Amorim localizada no Km 4, comunidade , Zona Rural/Rodoviária.

O Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, esteve presente e destacou a importância de se mostrar a riqueza dos projetos desenvolvidos em sala de aula de forma lúdica e cultural, além de ressaltar o trabalho desenvolvido na DRE VII.

“Esse momento deve ser valorizado, pois, os alunos estão demonstrando seus trabalhos e projetos desenvolvidos no âmbito escolar, valores e conceitos que contribuirão para a formação do próprio aluno. Mesmo com as dificuldades de localização e de infraestrutura, os professores, alunos e equipe técnica mostram que o trabalho além de ser educacional, é também social”, afirmou o Secretário.

Com a temática “ A cultura de paz e solidariedade na construção da escola cidadã”, as escolas da DRE VII trouxeram projetos diferenciados que estão inseridos nos Programas da Semed: Viajando na Leitura, Matemática Viva, Alfabetizando na Hora Certa e os demais eixos educacionais trabalhados.

Segundo a Gerente da DRE VII, Francemary Lima, os trabalhos foram desenvolvidos no decorrer do ano letivo por alunos e professores. “Os alunos pesquisaram e fizeram experimentos  em cima dos programas da Semed inter-relacionando com os projetos implementados em suas escolas. O objetivo é valorizar todo esse trabalho que mostra a importância do ensinar e do aprender”, ressaltou a gerente.

Na ocasião, a DRE VII realizou a premiação do I Concurso de Produção Textual nas categorias: frase ilustrada com desenho, texto narrativo e poesia. O objetivo do Concurso é estimular o hábito da leitura e a prática da produção de textos entre os alunos. Os alunos premiados receberam kits de livros.

Destaques na Zona Rural

Na EMEF Padre Calleri localizado na BR 174, Km 13, os alunos e professores realizam o processo educacional de forma atrativa e dinâmica por meio da criação do Jornal Calleri Notícias e o Blog Padre Calleri. O jornal impresso que já está na sua quinta edição é distribuído aos alunos, professores e comunitários. O veículo conta com matérias relacionadas à comunidade, entrevistas, dicas de esporte e lazer, saúde, dentre outros.

Gilber Almeida, Apoio Técnico do Jornal, ressalta que o objetivo é estimular o aluno na prática da leitura e produção de texto. “Os alunos ficam em busca das informações para que se tornem notícias do jornal.  Eles já começaram a produzir pequenos textos e poesias”, salientou Almeida.

A gestão participativa é uma das razões da EMEF Francisca Campos ( Estrada do Turismo, Ramal do Cetur) estar entre as cinco classificadas no Prêmio Gestão Escolar. A primeira escola da Zona Rural a receber essa premiação participará da Fase Nacional dia 4 de novembro em Recife.

“A gestão participativa, as decisões tomadas em conjunto e a interação por meio da diversidade cultural entre escola, família e comunidade dentro de uma área que possui suas particularidades e peculiaridades são as principais características da nossa escola”, destacou Kátia Maria Lima, gestora da escola.

Homenageada no Viajando na Leitura 2012         

A escritora Ana Peixoto que esteve presente no evento recebeu o anúncio que será a escritora homenageada no Programa Viajando na Leitura 2012. A escolha deve-se ao seu trabalho voltado ao público infantil e o seu envolvimento com as atividades desenvolvidas nas escolas municipais, inclusive na Zona Rural.

Ana Peixoto recebeu a notícia com surpresa e alegria. “Para mim é uma grande alegria receber essa notícia. Posso continuar sendo professora de outra maneira, escrevendo livros para as crianças. Sinto-me prestigiada em ser a homenageada desse programa que educa e desperta os alunos para a leitura”, destacou a escritora.