04/12/18 | 17:07
Gestores e secretários escolares recebem as primeiras orientações sobre as Matrículas 2019

Mais de 400 pessoas, entre gestores e secretários escolares, participaram nesta terça-feira, 4/12, de uma reunião, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para o repasse de informações sobre as matrículas para o ano letivo de 2019.

A reunião marcou o primeiro encontro destinado a  gestores e secretários escolares das unidades da rede municipal de ensino,  antes do início do período de matrículas. Durante a reunião foram passadas, por exemplo, informações sobre períodos que fazem parte do processo de matrículas, como a rematrícula, o reordenamento, transferência e abertura de vagas para alunos novos.

Além disso, foram divulgados novos comandos inseridos no Sistema de Gestão Escolar do Amazonas (Sigeam), que ajudarão a Semed a monitorar e acompanhar a frequência dos alunos, em conjunto com o Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp).

A gerente de matrícula da Semed, Darlene Liberato, destacou que a reunião teve a intenção  de levar ao conhecimento de gestores e secretários informações que facilitarão o processo de  matrícula de 2019.

“A ideia desde encontro, que antecede as matrículas, é mostrar aos gestores e secretários escolares do município a importância desse período para a secretaria e oferecer ferramentas para agilizar esse processo nas escolas”, disse.

A gerente ressaltou também que este será mais um período de matrícula tranquilo e sem muitas dificuldades de reserva de vaga para novos alunos pela população, devido ao funcionamento do aplicativo e site, que possibilitam fazer o procedimento on-line, sem enfrentar qualquer fila.

“Assim como nos últimos anos, acreditamos que em 2019 o processo será célere e sem muitas adversidades para sociedade e para Semed”, disse.

Para o gestor da Escola Municipal Elvira Borges, Ronaldo Barreto Antony, o momento ajudou a sanar dúvidas de pessoas que não tinham muito contato  com o Sigeam e solidificou a compreensão sobre o Sistema para pessoas que já trabalham  diretamente com a plataforma.

“Essa disseminação de informação  é importante para que o processo de matrícula aconteça a contento, atendendo as secretarias e a comunidade principalmente nesse início na matrícula”, salientou.

De acordo com a secretária escolar da Escola Municipal João Alfredo, Ângela Paiva, a reunião foi produtiva.

“Achei bastante esclarecedora e produtiva a reunião, e tenho certeza que vai me ajudar bastante”.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Lton Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054