Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 18 de outubro de 2018
07/03/18 | 14:21
Gestores de creches municipais participam de encontro sobre fortalecimento de gestão

Diretores das 12 Creches Municipais participaram, na manhã desta segunda-feira, 07/3, do 1º Colóquio de Fortalecimento da Gestão de Creches, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ao longo do ano letivo, vão ser realizados oito encontros, reunindo também as assessoras pedagógicos das Divisões Distritais Zonais (DDZs) da secretaria.

As diretoras assistiram a palestra “O movimento Infantil como parte do desenvolvimento integral dos bebês e crianças bem pequenas”. A temática é baseada dentro do dialogo sobre o art.29 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), cuja finalidade principal é o desenvolvimento integral em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

A gerente de creches da Semed, Wissilene Brandão, disse que a meta do evento é fortalecer as práticas de gestão com base nas concepções sobre a infância, bem como atender as necessidades das modalidades. “Nós entendemos que o diretor não tem um cargo administrativo. As decisões dele podem até parecer sobre professor ou de cunho administrativo, mas se ele tem todas as concepções pedagógicas muito bem entendidas, vai tomar as decisões acertadas sobre o trabalho pedagógico e de saúde”, salientou.

A pedagoga da Gerência de Creches Municipais e doutora em Educação, Eliane Batista Freitas, foi a palestrante do encontro. Para ela, nesse primeiro momento é importante a participação de todos os envolvidos com a modalidade. “Como nós discutimos no colóquio aspectos teóricos e metodológicos, nesse primeiro encontro possibilitamos uma discussão a respeito do desenvolvimento integral das nossas crianças e trazendo essa importância do movimento infantil”, comentou.

De acordo com a diretora Gicélia Leal, da Creche Municipal Maria Ferreira Bernardes, localizada na comunidade Fazendinha, bairro Cidade Nova, zona Norte, ressaltou a importância da temática dentro das atividades pedagógicas realizadas em sua unidade.

“O tema movimento infantil abrange todos os aspectos que são trabalhados durante o ano com as crianças, seja físico, psicológico, intelectual e social. Trabalhamos interagindo com as pedagogas e professoras, o que nos remete a fazer de acordo com a visão do professor”, disse.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054