10/10/18 | 11:58
Gestores de Creches Municipais participam de Colóquio sobre tecnologia na infância

Com o tema “As tecnologias digitais e sua influência sobre a infância”, gestores das 16 creches municipais participaram, na manhã desta quarta-feira, 10/10, do Colóquio de Fortalecimento, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e foi organizado pela Gerência de Creche, com o objetivo de discutir os avanços tecnológicos e suas influências no processo de ensino dos alunos desde a primeira infância.

Os gestores discutiram sobre a evolução da internet, convergência tecnológica, processos tecnológico que incorpora múltiplas características e funções em um único dispositivo, usuários receptores de conteúdo hipertextual, produtores de conteúdos, entre outros temas que ajudarão no trabalho desenvolvido nas unidades.

O colóquio acontece mensalmente, com a abordagem de temas diferentes para que os educadores que atendem o público infantil saibam lidar com questões isoladas do dia a dia. De acordo com a gerente de creche da Semed, Wissilene Brandão, os encontros são necessários para que o gestor receba orientações e esteja sempre atualizado.

“O que fazemos é preparar o professor que aceitou esse desafio de administrar uma creche. As informações que os profissionais recebem são repassadas aos professores, que desenvolvem atividades com os alunos e com pais e responsáveis”.

A assessora pedagógica gerência, Eliane Freitas, foi quem repassou as informações. Para ela, a tecnologia é um tema que já faz parte da vida das crianças desde cedo. “Nós vivemos uma era totalmente digital e ainda assim temos poucas pesquisas e estudos direcionados à infância e tecnologia. Esse momento é para que os responsáveis pela direção das creches façam uma reflexão de como está sendo utilizada a tecnologia”.

Atualmente a Semed atende cerca de 5 mil crianças de 0 a 5 anos, em creches de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Para a diretora da Creche Eliana de Freitas, localizada na comunidade Riacho Doce, zona Norte, Hannah Assunpção, os colóquios mantém os gestores atualizados.

“A gente não está na sala de aula, então nós precisamos realmente conhecer e apoiar o trabalho desenvolvido pelo professor e o colóquio dá esse suporte. Nós ficamos com a parte administrativa e a questão da tecnologia abrange todos os setores de uma creche”.

 

Texto e Fotos: Érica Marinho

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054