17/07/17 | 12:01
Gestão educacional articula força-tarefa para aplicação de 2ª ADE do ano

Com objetivo de mobilizar o maior número de alunos para a segunda prova da Avaliação Desempenho do Estudante (ADE), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em 2017, que será realizada na próxima quinta-feira, 20/7, foi realizada uma reunião, na manhã desta segunda-feira, 17/7, para formar uma “força tarefa” de acompanhamento de todo o processo, que vai desde a elaboração até a aplicação das provas. A segunda prova envolverá aproximadamente 72 mil alunos dos 3º, 5º, 7º, 9º anos do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA/3ª e 4ª fases) e do projeto Itinerante (7º e 9º ano), nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Humanidades.

De acordo com a subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, a reunião foi importante para reunir os chefes das Divisões Distritais Zonais (DDZs), além dos chefes e gerentes dos setores da sede para fazer uma grande mobilização no dia da prova.

“Nosso objetivo é ter o maior número de alunos possíveis em sala de aula realizando as provas, além de acompanhar todo processo, desde a elaboração até a aplicação. Estamos fazendo essa semana todo um processo de mobilização dos estudantes para que eles realizem as provas, que estejam presentes e tenham bons resultados”, explicou.

Para chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, Núbia Pinto Breves, é importante reunir todos que vão trabalhar no dia da prova, pois a meta é que os alunos da rede estejam preparados para realizarem uma boa avaliação em sala de aula.

“Foram os ajustes finais em relação à aplicação, como vai acontecer, como os bolsistas irão receber e fazer o encerramento da prova, enfim, precisamos estar focados com o mesmo objetivo, por isso, passamos novas orientações e tiramos novas dúvidas que ainda existiam”, completou.

Com um total de 52 unidades de ensino que participarão da ADE, a chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, Regina Ortiz, disse que o trabalho será grande para aplicação da prova, mas já tem um contingente de 48 estagiários para ajudar no processo. Para educadora, a reunião foi para mobilizar e também ajustar os erros cometidos na primeira avaliação.

“Essa reunião foi para corrigir de forma mais rápida os erros cometidos anteriormente e, com isso, melhorar a eficácia do resultado. São 52 escolas participantes na DDZ Oeste, mas vamos ter ajuda dos nossos assessores e toda equipe da divisão”, contou.

A primeira prova da ADE aconteceu no dia 14 de abril e envolveu 69.230 estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental. A terceira prova da ADE será no dia 5 de outubro.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054