08/06/18 | 14:24
Finais do futebol de campo da Municipíadas na Arena da Amazônia

A Arena da Amazônia foi palco das finais do futebol de campo infantil e juvenil masculino e do terceiro e quarto lugares da categoria infantil e juvenil da 21ª edição das Municipíadas. Os jogos foram realizados na manhã desta sexta-feira, 08/6, reunindo além dos alunos das sete escolas participantes, professores, gestores, pais, familiares e coordenadores.

O futebol de campo contou com a participação de aproximadamente 290 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de 18 unidades de ensino de das zonas geográficas da cidade. As escolas campeãs por categoria garantiram vagas nos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs). No infantil, além do campeão, tem vaga garantida nos JEAs até o quarto lugar e, no juvenil, até o terceiro colocado.

Para o subsecretário de Administração e Finanças da Semed, Bruno Guimarães, a edição deste ano das Municipíadas foi uma das mais bem organizadas e com boa participação dos alunos. “Eu acredito, acima de tudo, no incentivo e valorização da prática desportiva. Sabemos que o futebol é o esporte principal do país, na qual podemos ver o brilho nos olhos dos nossos alunos em conhecer o estádio que foi uma das sensações na Copa do Mundo”.

O coordenador da modalidade de futebol de campo, Aury dos Santos, destacou a importância não apenas das finais na Arena da Amazônia, mas da integração entre alunos, professores e escolas nas competições. “Foi uma oportunidade de nossas crianças entrarem no templo do futebol, conhecer desde o vestiário, a entrada de um jogo oficial. E jogar em um campo de futebol maravilhosos desses”, concluiu.

Finais

A Escola Municipal Ana Maria Barros, bairro Mauazinho, zona Leste, venceu a Escola Municipal Alfredo Linhares por 2 a 1 e conquistou o título da categoria infantil, invicto com cinco vitórias. Para o professor de Educação Física João Batista, mais do que a conquista da categoria, jogar na Arena da Amazônia ficará marcado para todos da escola.

“Para eles foi um sonho jogar no estádio e todos não conseguiram dormir pensando nessa final. Para uma comunidade humilde do Mauazinho, eles nunca vão esquecer. Ser campeão aqui não tem explicação, para mim também é especial”, citou.

Depois de golear a Escola Municipal Arthur Engrácio por 5 a 1, a Escola Municipal Francisca Pergentina ficou em terceiro lugar na categoria infantil masculino. Pela segunda vez participando da Municipíadas, o aluno do 9º ano, Nailton da Silva Ferreira, 14, marcou dois gols na vitória. Para ele, jogar as finais na Arena da Amazônia vai ficar marcado em sua vida.

“Foi muito bom jogar aqui, porque nós estávamos na expectativa de ganhar o jogo para ficar em terceiro, já que não conseguimos chegar na final. Nunca passou pela minha cabeça de jogar na Arena, pois só joguei em campo de barro”, finalizou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054