10/10/18 | 15:28
Festa da Criança chega a 500 alunos da escola André Vidal

A ‘Festa da Criança’, promovida pela Prefeitura de Manaus, levou diversão e alegria, nesta quarta-feira, 10/10, para 500 crianças da Escola Municipal Especial André Vidal de Araújo, na zona Centro-Sul de Manaus, que atende alunos com vários tipos de deficiência, como visual, auditiva, intelectual, autismo e síndrome de down.

A festa, preparada especialmente para esse público com muito carinho pelo Fundo Manaus Solidária, secretarias municipais e parceiros, levou às crianças e acompanhantes atividades recreativas, esportivas e psicomotoras e, na quadra de esportes, contadores de história do Parque da Criança e os Garis da Alegria contagiaram a garotada. No final, cada criança recebeu um brinquedo de presente.

 É o segundo ano que a Festa da Criança é realizada, sempre privilegiando crianças de maior vulnerabilidade social. Três escolas serão atendidas neste ano, totalizando mais de 3,5 mil crianças diretamente envolvidas. “Amanhã vamos para um bairro onde só existem escolas municipais. E a nossa proposta é essa: trazer alegria, diversão, atividades de lazer, desportivas, culturais, educacionais e proporcionar esses momentos de alegria para essas crianças que merecem tanto. Esse é um projeto idealizado com todo carinho pela presidente do Fundo, Elisabeth Valeiko Ribeiro, para os pequenos”, disse a vice-presidente do Fundo, Mônica Santaella.

Todos os brinquedos distribuídos às crianças pela Prefeitura de Manaus foram arrecadados junto às secretarias, por meio de doações dos servidores. No caso específico da Escola André Vidal, ela foi “adotada” pelo Instituto Áquila, que doou todos os 500 brinquedos entregues na ação de hoje. “Nós fizemos uma campanha interna e externa e aqui, especificamente, temos a participação do Instituto Áquila que doou 500 brinquedos”, explicou Santaella.

As atividades foram dívidas em oficinas de educação de trânsito, limpeza bucal e aplicação de flúor, atividades recreativas, doação de mudas e apresentações culturais. As ações foram distribuídas na quadra poliesportiva e nas piscinas do Complexo Municipal André Vidal e em salas da Escola André Vidal.

“Hoje é um dia de alegria, de amor, de paz e de felicidade”, comemorou o gestor da escolar Helivan Dantas. “Então, eu, como gestor, só tenho que agradecer a Prefeitura de Manaus e o Fundo Manaus Solidária”, disse.

Kelina Nery levou o sobrinho Ian, 3, para participar do Dia da Criança antecipado e estava muito contente. “Ele ficou feliz de ver os personagens, as plantas, as revistas de trânsito. Tudo isso envolve a mente a da criança. E, pra terminar, ainda um mergulho na piscina,  vai ser difícil tirar ele daqui”, disse.

Outra que participou do evento foi a dona de casa Auxiliadora Araújo Lima, 52, mãe de  Mário Jorge Ramalheira, 26,  atendido pela  escola. “Como mãe, só tenho a agradecer por este momento que percebo que foi feito com muito carinho e dedicação”, salientou.

A dona de casa Aldenora Nunes da Silva, 41, mãe do José Miguel, 5, aproveitou o evento para garantir a higiene bucal do filho. “Ele é hiperativo e tento manter a escovação em dia, pelo menos de manhã e antes de dormir. Esse atendimento será um reforço a mais”, comentou.

Parceria

Para deixar a Festa da Criança ainda mais bonita, a Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos  (Semppe), em parceria com uma empresa do Polo Industrial de Manaus  (PIM), levou atendimento odontológico, com profissionais do Sesi e Cozinha Brasil, que levaram lanches para incrementar a alimentação da criançada. Após os atendimentos, as crianças ganharam um kit de higiene bucal para manter a limpeza dos dentes em dia.

“O Fundo Manaus Solidária, com o envolvimento de todas as secretarias do município, está fazendo um lindo trabalho para homenagear nossos pequenos”, destacou a secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves.

A Festa da Criança, além da Semjel, conta com a participação das secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), de Sustentabilidade e Meio Ambiente (Semmas), de Comunicação (Semcom), Infraestrutura (Seminf), Limpeza Urbana (Semulsp), Educação (Semed), Saúde (Semsa), Casa Militar, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

 

Texto: Jacira Oliveira/Semcom e assessorias

Fotos: Cleomir Santos/Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054