03/09/19 | 18:36
Escolas Municipais do bairro Colônia Antônio Aleixo promovem Desfile Cívico

Aproximadamente 800 alunos de oito escolas municipais, localizadas no Bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste de Manaus, participaram do Desfile Cívico, realizado na tarde desta terça-feira, 03/9.  A ação teve como tema: ‘Família e Escola: todos responsáveis uns pelos outros’. Além das escolas municipais, o evento envolveu   alunos de unidades estaduais e particulares e contou com a participação de 1500 estudantes.

A atividade, coordenada pelos diretores das escolas municipais do Colônia Antônio Aleixo, teve o apoio da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2. O objetivo foi lembrar um grande momento histórico do Brasil, que foi a proclamação da república no dia 15 de novembro de 1889, marco esse que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil e que deu fim à monarquia constitucional parlamentarista do Império.

Segundo a gestora da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, Geysa Nascimento, o desfile é uma tradição do bairro, por isso é esperado por toda comunidade.

“A ação já faz parte da história do bairro, pois desde quando foi fundado é realizado esse trabalho de reunir as escolas, instituições, moradores e alunos com o objetivo de valorizar a nossa história e a questão do civismo que muitas vezes é esquecido. E a cada ano ficamos mais felizes pelo aumento da participação e envolvimento das pessoas”, destacou a gestora.

O coordenador geral de educação física da DDZ Leste 2, Jobson Silva, destacou que a atividade deixa muito latente a questão do civismo brasileiro e que ajuda a trabalhar aspectos repassados  em sala de aula.

“Esse momento é importante para trazer a memória do patriotismo, os valores cívicos e, vale destacar, que aqui isso é muito vivo, muito latente. Outro detalhe é que esses tipos de atividades trabalham de forma interdisciplinar durante todo o ano, sem deixar de lado o foco com resultados e metas do aprendizado”, disse.

Desfile
A concentração do evento cívico foi no campo 11 de maio, também localizado na Colônia Antônio Aleixo.  A animação ficou por conta da fanfarra Madre Tereza de Calcutá e Escola Estadual Dom Milton com suas fanraras. Em seguida, foi dada a largada para atividade. O trajeto aconteceu em duas ruas próximas ao campo, primeiro os alunos percorreram a rua Padre Mário e depois partiram para rua Geraldo da Rocha, onde a ação foi encerrada. Para a aluna Nicole  Reis,9 , do 4º do Ensino Fundamental da Escola São Luiz, falou sobre o evento. “A atividade é importante para a gente lembrar da nossa história e darmos valor ao nosso País”, completou.

 

Texto: Emerson Santos
Fotos: Jéssca Salomão