15/05/18 | 15:50
Escolas municipais da zona Rural participam da seletiva para Municipíadas 2018

Com a participação de 39 unidades de ensino e cerca de 320 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta terça-feira, 15/5, a abertura das seletivas para 21ª Municipíadas, que acontecem em junho. A programação foi realizada no Balneário do Sesc, bairro Alvorada, zona Oeste da cidade e vai até quinta-feira, 17/5.

As disputas ocorrem nas modalidades de futsal, vôlei, basquete e futebol de campo, no masculino e feminino, nas categorias mirim, infantil e juvenil, envolvendo as escolas municipais localizadas no Rio Negro, Rio Amazonas e Rodoviária. Classificam-se os dois primeiros colocados das seletivas por categoria para fase final da Municipíadas.

De acordo com assessor de Educação Física da DDZ Rural, Francisco Ramos, os jogos tem um significado diferenciado para os alunos, pois envolve não apenas o lado esportivo, mas social entres estudantes e professores.

“Além de fazerem parte do processo de aprendizado, os jogos desenvolvem questões como afetividade e cooperação. Isso favorece muito no desenvolvimento na parte física, esportiva, intelectual e pedagógica dos alunos”, comentou.

Com total de 22 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a Escola Municipal Canaã II, no Tarumã Mirim, comunidade Julião, no Rio Negro, está participando das seletivas no futsal mirim masculino e feminino e juvenil masculino. Para a professora de Educação Física, Iara Alves, a competição é especial.

“É um evento extraordinário para eles, temos crianças que não conseguem nem dormir direito já pensando nos jogos. Tem um lado social importante, porque eles vivem isolados e quando vem para esse ambiente, com vários alunos e escolas, se sentem incluídos”, disse.

Participando pela primeira vez da seletiva, a aluna do 5º ano, Sarah Beatriz Ferreira, 10, da Escola Municipal João Paulo II, no Ramal Chico Mendes, no Puraquequara, joga na equipe infantil de futsal. Segundo a estudante, é um orgulho participar defendendo a escola.

“Jogo futsal desde os quatro anos, mas como era muito pequena não tinha idade para atuar. Jogar aqui representa muito, conhecer outras pessoas e participar da seletiva. Ainda bem que consigo conciliar o estudo com futsal, porque os dois são importantes”, contou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054