08/05/17 | 16:42
Escolas Municipais da DDZ Norte participam de abertura das seletivas para Municipíadas

Alunos de 15 unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram da abertura da seletiva para disputa da 20ª edição das Municipíadas e 2ª edição da Paramunicipíadas, que ocorrem no mês de junho. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira, 8/5, na quadra da Escola Municipal João Alberto Menezes Braga, bairro Vale do Sinai. Os jogos vão até sexta-feira, 12/5, com a participação de aproximadamente 300 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Seletiva DDZ Norte. EM. João Braga. Fotos Cleomir Santos (15)A seletiva será disputada nas modalidades de futsal (mirim, infantil, juvenil no masculino e feminino), queimada (mirim, infantil, juvenil feminino) e futebol de campo (infantil e juvenil masculino). Além disso, haverá uma apresentação especial do Rugby. Classificam-se para Municipíadas, apenas os campeões por modalidades.

O coordenador de Educação Física da DDZ Norte, José Nildemar, afirmou que os jogos não tem apenas o sentido competitivo, mas também de interação entre alunos e escolas.

“A educação física escolar ajuda na socialização dos alunos, além disso, desenvolve a parte da coordenação motora e faz com que eles vivam outros ambientes. Esse momento é uma extensão da sala de aula, ou seja, desenvolvem a ética, respeito, disciplina e o trabalho em grupo”, analisou.

Jogos

A Escola Municipal João Alberto Menezes Braga, localizada no Vale do Sinai, conta com 70 alunos do 6º ao 9º abo do Ensino Fundamental na seletiva, nas modalidades de futsal (juvenil no masculino e feminino), queimada (juvenil feminino). Para diretora Luciana Oliveira, o evento serve como um incentivo na vida escolar dos estudantes.

“São os nossos alunos finalistas que estão participando dos jogos, é um incentivo a mais por ser ano de Prova Brasil, uma forma de motivar a terem boas notas, porque está inter-relacionado o esporte com rendimento escolar”, disse.

Terceiro lugar na classificação geral das Municipíadas em 2007, a Escola Municipal Marly Barbosa Garganta, na Colônia Terra Nova, conta com 49 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental na seletiva, nas modalidades de futsal (mirim, infantil, juvenil no masculino e feminino), queimada (mirim, infantil e juvenil no feminino) e futebol de campo (juvenil masculino). Segundo o professor de Educação Física, Robson Fonseca, os jogos tem seu lado educacional.

“Os jogos servem de motivação para os alunos conseguirem notas boas, índices melhores na escola e na Prova Brasil. Quando eles participam aqui, nós temos certeza que esses alunos estão participando para ter o melhor índice e estão motivando as outras crianças que não tem ainda esse índice na escola”, comentou.

Participando pela segunda vez das seletivas, a aluna do 7ª ano, Ana Beatriz Pereira Silva, 11, da Escola Municipal Rita de Cássia, no Novo Israel, disse que é um orgulho representar a escola na queimada.

“Acho muito legal, divertido de representar minha escola, porque estou me sentindo muito importante de ser uma das alunas na equipe, pois outros queriam representar. Para mim é algo muito especial, porque também vou conhecer outros colegas de escolas”, finalizou.

A próxima seletiva será da DDZ Sul, na semana que vem. Já foram realizadas a classificatória das DDZs Rural (Rio Amazonas e Rio Negro), Leste I, Centro-Sul e Oeste.

Texto: Paulo Rogério

Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054