25/04/17 | 14:41
Escolas da zona Oeste de Manaus participam de seletiva para Municipíadas

34107926452_90312ca687_zAlunos de 11 a 17 anos, de 13 unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, da rede municipal de Educação (Semed) participam, até sexta-feira, 28/4, de uma seletiva para a disputa da 20ª edição das Municipíadas e edição da Paramunicipíadas, que acontecem no mês de junho. Os jogos classificatórios tiveram início na última segunda-feira 24/4 e vão envolver 485 alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

As disputas são realizadas no futsal, queimada, handebol e futebol de campo. O campeão e vice das modalidades de futsal e queimada são classificados para disputar as Municipíadas. Já nas demais modalidades apenas os campeões seguem para a competição do meio do ano.

De acordo com a assessora de educação física da DDZ Oeste, Josiane Valle, a seletiva tem seu lado competitivo e pedagógico, ao trabalhar o aluno dentro do esporte e como ferramenta no processo de ensino aprendizagem.

No aspecto pedagógico tem o desenvolvimento das habilidades motoras, no aspecto social a questão do ganhar, da ética das crianças, que é uma das coisas que mais necessitamos em nosso país. Há toda uma troca, desde os elementos metodológicos, disciplina, desenvolvimento do esporte, além da pedagogia”, pontuou.

34107928372_101230c374_zCampeão da categoria mirim masculino de futsal, garantindo vaga na Municipíadas, o professor de educação física Hipólito Lessa, da Escola Municipal Lírio do Vale, acredita que levar as crianças aos jogos tem um significado mais do que esportivo.

“Participar da seletiva é uma integração com as outras escolas. Eles aprendem, desde cedo, que têm de melhorar em tudo o que fazem, por exemplo, nos estudos, em casa e com os pais. A competição para os alunos ajuda muito no desenvolvimento integral deles”, frisou.

O aluno do 5º ano, Julyan Gonzaga de Oliveira, 11, que participa pela primeira vez da seletiva pela Escola Municipal Firme na Fé, do bairro Alvorada, na zona Centro-Oeste, afirmou que o evento é algo que ficará marcado para sempre em sua vida. “Quero fazer muitos gols para minha escola. Eu jogo por uma escolinha do Clube do Remo de campo, mas representar minha escola é melhor ainda”, disse.

 

Texto: Paulo Rogério

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054