14/08/19 | 17:31
Escola Municipal Silvia Bonetti promove programação para estimular a leitura

A leitura pode ser estimulada de várias formas, por meio de peças teatrais sobre obras da literatura infantil, rodas de leitura e em momentos lúdicos. E foi assim que a Escola Municipal Silvia Helena Bonetti, localizada no Bairro Viver Melhor, zona norte,  realizou nesta quarta-feira,14/8,  uma programação com a participação de escritores regionais e muita contação de histórias. O evento reuniu 450 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, entre 6 e 8 anos de idade.

A atividade faz parte do dia “D” da leitura, realizado por toda a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que visa promover na rede municipal de ensino um dia de promoção à leitura.

A programação faz parte de uma estratégia pedagógica diferenciada, que segue até sexta-feira, 16/08, e tem como finalidade incentivar a leitura no ambiente escolar,  por meio da ludicidade.

“Fizemos várias atividades desde segunda-feira, 12/8, e hoje estamos trazendo a construção do que foi feito durante a semana, objetivando incentivar que as crianças leiam cada vez mais”, salientou Tatiana Leal, gestora da escola.

Na atividade desta quarta os professores encenaram a peça da branca de neve, a escritora Silvana Munis leu o livro ‘Blue, o porquinho preguiçoso’ para os alunos e teve ainda troca livros entre os estudantes.

“A ludicidade desperta nas crianças a criatividade, porque normalmente eles pegam livros, mas não vivenciam e uma vez que eles estão vendo o livro e pessoa que o escreveu eles se sentem motivados a ler cada vez mais”, disse a gestora.

Entre os mais de 450 alunos, havia estudantes que apesar da pouca idade já leram algumas obras infantis. É caso de Enzo de Araújo, 8, aluno do 2° ano C, que já leu a Cinderela, a Pequena Sereia e a Branca de Neve.

“Ler é incrível, é interessante, porque vejo como um meio de aprender e conhecer muitas coisas legais. Eu adoro ler por isso”, disse o aluno.

Para Victor de Araújo, de 8, aluno do 2º D, estes tipos de atividades são interessantes porque fazem os alunos aprenderem de uma forma prazerosa. “Me diverti muito com meus colegas e aprendi muitas coisas legais e importantes brincando”, disse.

Texto: Emerson Santos

Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054