10/07/19 | 18:23
Escola Municipal Olga Figueiredo realiza segunda edição do ‘Literartes’

Obras, biografias  e particularidades sobre a vida de 23 escritores regionais, nacionais e internacionais foram expostas na segunda edição do ‘Literartes’, na tarde desta quarta-feira, 10/7, na pela Escola Municipal Olga Figueiredo, localizada no Bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus. A atividade, alusiva a Semana da Literatura Amazonense, parte do Programa Viajando na Leitura. Mais  de 700 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino fundamental, dos turnos matutino e vespertino, prestigiaram o evento.

De acordo com umas das coordenadoras da ação, Merciligia Najar Souza,  a ideia principal é estimular a leitura no ambiente escolar e fazer com que os alunos conheçam as obras dos escritores homenageados.

“Objetivo maior do ‘Literartes’  é fazer com que o nosso aluno leia. E de que forma? Levando ele a literatura amazonense, brasileira e estrangeira. E com isso esperamos que eles possam ler  e compreender mais sobre os escritores trabalhados”, frisou.

A escola Olga Nascimento desde 2016 consegue manter a aprovação de 90% dos alunos. Outro feito importante da escola foi  o avanço nos anos finais do IDEB  de 2017,  que passou de  4,6  para 5,3. Segundo o gestor da unidade, Maurício da Silva Filho, o trabalho diferenciado e a realização de atividades atrativas como a ‘Literartes’  contribuíram para o  alcance dessas metas.

“Hoje  é um  momento de uma avaliação mais prazerosa, mais próximo do professor e aluno. E essas  avaliações e culminâncias bimestrais têm ajudado no rendimento  interno, nas metas da escola, na questão da autovalorização entre os alunos e entre professores e estudantes”, citou.

O evento homenageou 23 escritores. Dentre eles,  Tenório Telles, Aníbal Beça, Aurolina Araújo, Thiago de Melo, Nicolas Júnior, Chico da Silva  Alfred Hitchcock e Stephanie Meyer. As atividades foram desenvolvidas em salas de aula. As obras foram explicadas com cartazes, jograis, reclamações de poesias e exposições orais.

Para Ester da Silva Ferreira, 12, estudante do 6º ano, o evento serviu para estimulá-la a estudar e conhecer obras de escritores da região Norte. “Eu  adorei porque a oportunidade de conhecer pessoas que fizeram histórias e que até hoje não foram esquecidas. Também  me estimulou a estudar e conhecer sobre a literatura amazonense”, disse.

Para  Ericles Victor Ribeiro, 11, também aluno do 6º ano, a atividade foi importante para sua vida acadêmica.  “Eu adoro poesias, então ter contato com elas e com pessoas que fizeram da poesia o meio de vida é extremamente interessante e empolgante para mim. Então, só posso dizer que adorei”, destacou.

Texto: Emerson Santos
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054