07/11/19 | 17:42
Escola Municipal Lucila de Freitas realiza XII Expobio

As peculiaridades dos 63 municípios do Amazonas foram expostas na 12° Expobio realizada na tarde desta quinta-feira, 7/11, na Escola Municipal Lucila de Freitas, localizada no bairro Colônia Santo Antônio, zona Norte. Aproximadamente 300 alunos, do 6º ao 9º do Ensino Fundamental, com faixa etária de 10 a 14 anos, participaram da ação.

A atividade, que é tradicional na unidade, a cada ano traz uma temática nova, abordada de uma maneira diferenciada, com a utilização materiais recicláveis. Este ano, o tema abordado foi ‘Nosso Estado, seus municípios, suas riquezas e ecoturismo’.

Segundo a coordenadora do evento, a professora de história Lian Gomes, o objetivo da Expobio foi trabalhar pontos relevantes dos 63 municípios do Amazonas e ao mesmo chamar a atenção dos alunos para aspectos relevantes dessas regiões.

“Percebemos que os nossos alunos não tinham muito conhecimento sobre os nossos municípios, por isso decidimos trabalhar a temática ‘’Nosso Estado, seus municípios, suas riquezas e ecoturismo’. Com isso, queremos que os nossos alunos conheçam um pouco da nossa realidade, vejam nossas dificuldades e projetem uma perspectiva de futuro para eles”, explicou.

Segundo a gestora da unidade, Mariete de Menezes, a ação desde o início, ou seja, há 12 anos, sempre contou com grande envolvimento das pessoas, entre alunos matriculados, ex-alunos e a comunidade.

“A Expobio sempre contou com envolvimento não só dos alunos, mas de toda a comunidade. A atividade teve ainda a participação de ex-alunos. Um dos aspectos positivos com a atividade é que alguns perdem a timidez de falar em público e com isso melhoram a questão da oralidade”, destacou.

Expobio
O trabalho foi realizado em 11 salas de aula, com exposições sobre o o clima, a cultura, a hidrografia, localização, riquezas naturais de quatro municípios, com ferramenta maquetes, cartazes e informações  das regiões trabalhadas.

Para o aluno do 7º A do Ensino Fundamental, Samuel Zamora, 13, que é venezuelano, a ação foi uma forma bem interessante de aprender sobre a Região Amazônica.

“A Expobio é uma iniciativa muito boa porque ensina o aluno de forma diferente, didática, que na minha visão faz com que o aluno aprenda melhor do que em uma sala de aula. Ajuda também os alunos interagirem e a trabalharem a questão da disciplina”, expressou.

A atividade foi baseada em pesquisas e trabalhos, sob a supervisão dos professores da unidade. Umas das alunas destaques da ação foi Lorena Ferreira, 12, do 6º ano do Ensino Fundamental. Para a estudante, o evento superou as expectativas. “Estou muito satisfeita porque não imaginava que eu iria me sair tão bem e que meu trabalho e esforço iria ser tão reconhecido”, disse.

Texto: Emerson Santos
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054