10/04/12 | 19:12
Escola Municipal Joaquim Gonzaga comemora Semana da Literatura com o Escritor Elson Farias

Cerca de mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Joaquim Gonzaga, bairro Vila da Prata, zona Oeste de Manaus participaram na manhã desta terça-feira, (10), da programação Semana da Literatura Amazonense intitulada “Dialogando com o Escritor Elson Farias”.

O objetivo do evento é fazer uma interação dos alunos com as obras dos escritores amazonenses que produzem a literatura infantil. Para isso, a direção da unidade educacional elaborou uma programação com várias atividades tendo como foco a leitura e escrita para despertar no alunado o gosto pelos artistas locais.

Segundo o diretor da escola, Fernando Castelo Branco, a vinda de um dos ícones da literatura infanto-juvenil amazonense é um acontecimento único para a comunidade escolar como forma de incentivo à autoestima para a leitura.

“A Semed sabiamente soube criar a Semana da Literatura. Nossa escola usa sempre desde o início do ano letivo atividades sobre nossos artistas. O importante é fortalecer nossos escritores e os alunos como parte integrante deste contexto no aprendizado sobre as obras de poetas e escritores”, finalizou.

Com pouco mais de 50 livros publicados, dos quais 27 são destinados à literatura infanto-juvenil, o poeta e escritor, Elson Farias, foi o homenageado pela escola na programação. Na oportunidade, os alunos puderam interagir com o artista amazonense sobre suas obras literárias.

“Sempre eu tenho comparecido nas escolas na Semana da Literatura e tenho um prazer muito grande sobre isso. O fato de estar aqui é um grande estímulo para mim e a leitura é fundamental para o exercício do saber, além da oportunidade de conhecer melhor nossa vida e a cidade em que eles moram”, frisou Elson.

Elson Farias ainda conheceu a Biblioteca Pólo da Divisão Regional Educacional (DRE) II ‘Professora Deusdeth Coelho’ e a “Exposição de Acervos Amazonenses”, um local de referência como fonte de estudos aos alunos da escola.