Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 19 de agosto de 2018
08/03/18 | 18:45
Escola Municipal Domingos Sávio passa por inspeção para iniciar ano letivo

 

Uma nova e moderna estrutura, construída totalmente adequada às determinações do Ministério da Educação (Mec), irá integrar a rede municipal de educação a partir de abril. Antes funcionando em prédio alugado, a Escola Municipal Domingos Sávio, localizada no bairro Alvorada 2, zona Centro-Oeste, recebeu investimentos de R$ 2, 8 milhões.

Nesta quinta-feira, 8/3, o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, inspecionou os ajustes finais para que a unidade entre em pleno funcionamento. A escola foi construída integralmente pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e possui 11 salas de aulas, já com 350 crianças, entre três e cinco anos, matriculadas nos dois turnos.

Durante a vistoria, Bisneto constatou que a estrutura se encontra pronta para a entrega, faltando apenas a chegada do mobiliário da educação infantil. Além disso, ele aprovou o trabalho realizado na unidade e destacou a gestão da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“O prefeito Arthur Virgílio Neto, sensível como é, não deixou para o próximo ano a entrega da escola. A prefeitura alcançou excelentes índices educacionais, investindo em ações pedagógicas e na valorização do professor. Agora, chegou a vez de avançar nas melhorias na infraestrutura”, destacou Bisneto, que também parabenizou o empenho da secretária Kátia Schweickardt e seus subsecretários.

A obra da Domingos Sávio foi finalizada e entregue para a Semed com toda a parte de infraestrutura completa. O mobiliário infantil já foi adquirido e espera pela entrega, conforme explicou o subsecretário de Infraestrutura e Logística da Semed, Thiago Balbi, que acompanhou a visita.

“Estamos nos preparando para, em abril, ter a escola Domingos Sávio funcionando com toda a estrutura necessária para receber os alunos. A para da infraestrutura está de acordo e a mobília escolar já foi comprada. Assim que chegar no centro de distribuição da Semed faremos a entrega para a escola”, garantiu Balbi.

Outras melhorias

Paralelamente ao trabalho de construção de novas escolas, a Semed também atua na manutenção das unidades escolares. O programa de revitalização escolar da Semed atendeu 50 escolas, em 2017, e este ano pretende atender a mais de 60 unidades. “Desde o início de 2017, a Semed implantou o programa de revitalização escolar. O nosso departamento recebeu melhoria, com equipamentos, softwares e contratação de engenheiros, e agora já temos uma demanda real”, destacou o subsecretário da Semed.

Integração com a comunidade

A gestora da Escola Municipal Domingos Sávio, Berenice da Silva Pinto, conta que os pais estiveram na escola no início de março para verificar a obra e ficaram encantados com o que viram. Eles também ficaram contentes com o fato de a escola atender a alunos da educação infantil, que era uma demanda da comunidade.

“Fizemos uma reunião com a comunidade, explicando a situação e todos ficaram encantados com a escola, vendo o espaço, a estrutura da escola e o início das aulas. Eles também ficaram surpresos quando ficaram sabendo que vamos atender a Educação Infantil, com crianças entre três a cinco anos, porque essa área estava precisando desse serviço”, disse a gestora.

Já a pedagoga Silvia Andrade explicou que, apesar de a escola estar sendo entregue agora, os estudantes não terão perda na aprendizagem, uma vez que a Educação Infantil não trabalha apenas com conteúdo, mas com experiências.

“A proposta pedagógica são 12 experiências, com 30 aspectos experienciais divididos. Em dois dias a gente consegue contemplar os 30 aspectos, em uma atividade a gente consegue contemplar de 15 a 20, não é uma questão conteudista, como no Ensino Fundamental, aqui o trabalho é com experiência. As crianças matriculadas não terão prejuízo”, defendeu Silvia.

 

Texto: Alexandre Abreu / Semed

Fotos: Márcio James / Semcom

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054