04/12/18 | 16:21
Escola municipal da zona Rural realiza peça teatral sobre mitologia grega

Com a peça teatral “Mitologia Grega: Concílio dos Deuses”, alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Abílio Alencar, na AM 010, km 35, zona Rural/Rodoviária, fizeram o encerramento das atividades do projeto “A influência das mitologias e lendas na formação linguística cultural e literária do povo amazonense”, nesta terça-feira, 4/12..

A apresentação ocorreu na quadra da escola e é uma ação do Programa Viajando na Leitura, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), desenvolvido na unidade de ensino pelo Programa Ciência na Escola (PCE).

O projeto envolveu os mais de 600 alunos do 6° ao 9° ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA), dos três turnos, da unidade de ensino. O objetivo da ação foi estimular a leitura em sala de aula com uso da mitologia grega, levando os alunos a se interessar por um aprendizado mais atrativo.

Segundo o diretor da escola, Tamilton Azevedo da Costa, a peça contou com Deuses conhecidos, como Poseidon, Zeus, Hares, Hera, entre outros, mas para ele o mais importante foi o aprendizado dos alunos com a temática.

“Esse projeto envolveu a leitura dos alunos e a escrita. Ao longo do ano, eles fizeram a pesquisa sobre a mitologia grega que influencia hoje na linguística e cultura do povo amazonense. Para os alunos que são da Rural, conhecer e fazer uma viagem pela mitologia grega foi um aprendizado muito grande”, completou.

O coordenador do projeto e professor de Língua Portuguesa, Rawlison Pedrosa da Silva, afirmou que os alunos se interessaram muito pelo assunto e pesquisaram tudo sobre os deuses gregos e também sobre outras culturas, inclusive da amazônica.

“O objetivo era fazer com que os alunos lessem mais, não somente as lendas gregas, mas as lendas da amazônica e afro-brasileiras. Eles se identificaram bastante com projeto e surgiu a ideia de fazermos o conselho dos deuses, baseado na obra de Luís de Camões, com uma roupagem diferente”, disse.

Conhecimento

Com papel da Deusa Hera, que representa o matrimonio, parto e família, a aluna do 8º ano, Janaina Freitas Nogueira, 14, disse que foi um aprendizado muito grande conhecer a mitologia grega

“Eu aprendi muitos sobre os deuses, o que eles faziam antigamente e o que trazem para nós até hoje. Na verdade, para nós alunos foi muito bom ter tido a oportunidade desse trabalho, porque moramos aqui na Rural e não temos facilidade de participar de atividades como essa”, contou.

O aluno do 8º ano, Miguel Ângelo Izel Amâncio, 14, foi um dos estudantes que fez parte do projeto e ficou encantado com a mitologia grega. Para ele, a escola proporcionou uma atividade diferente e muito interessante.

“Eu aprendi que a peça é importante, mas principalmente tive mais tempo para ler os livros e entender tudo sobre o assunto. Nesses tempos, tenho lido muito, incentivado pelo professor de português, para conhecer tudo sobre a mitologia grega. É muito importante trazer novos temas para a escola”, disse.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054