14/08/19 | 12:17
Escola Municipal da zona Leste mobiliza alunos e professores na Semana da Leitura 

A Escola Municipal Professora Aribaldina de Lima Brito, no Val Paraíso, zona Leste de Manaus, realizou nesta terça-feira, 14/8, a Mobilização Municipal pela Leitura com o tema ‘Ler é legal a qualquer hora!’. O evento reuniu 703 estudantes matriculados na unidade, que atende de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Educação Especial.

Os alunos apresentaram várias atividades como: parlendas (rimas) diversificadas, teatro com fantoches, contos de fadas, fábulas, contação de histórias, contos com dramatizações, varal de poesias e recital, além da encenação dos Livros ‘Festa de Criança’, ‘Sacola Literária’ e ainda participaram de um momento de leitura. Todas as apresentações foram orientadas por professores.

Para a gestora da unidade, Telma Malheiros, a atividade com os alunos é uma forma de manter o hábito da leitura, que fica mais atrativo quando é trabalhado de forma lúdica. “A leitura tradicional é um pouco cansativa para os adolescentes, por isso trabalhamos o lúdico e dessa forma desenvolvemos várias atividades em que o aluno tem o prazer em participar, sempre fazendo algo diferente”, informou a gestora.

Os alunos do 9º ano apresentaram uma versão diferente do conto infantil ‘Chapeuzinho Vermelho’, com a participação da ‘Chapeuzinho Amarelo’, que se torna amiga do Lobo Mau.

O aluno Messias Silva, 15, interpretou o vilão do conto. Para ele, a nova versão da história que ele conhece desde pequeno foi bem interessante.

“Foi muito legal conhecer uma nova história da Chapeuzinho Vermelho, com a participação da Chapeuzinho Amarelo. Eu sou o Lobo Mau que se torna amigo da Chapeuzinho Amarelo, diferente da outra versão que ele tenta comer a Chapeuzinho Vermelho. A história ficou bem legal e divertida e falou da importância da amizade”, explicou o aluno.

A professora do Bloco Pedagógico, 1º ao 5º ano, Rosana Silva, destacou a importância em envolver todos os alunos na leitura, que é o principal pilar para uma boa educação.

“O aluno que adquire o hábito da leitura, tem mais facilidade na aprendizagem, esse é o principal pilar da educação. Todos os professores incentivam que os alunos leiam, a gente desenvolve várias atividades que eles (alunos) pensam que estão brincando, mas na verdade estão fazendo vários tipos de leitura e com isso o gosto por ler só aumenta”, disse Rosana.

 

Texto: Érica Marinho/ Semed
Fotos: Eliton Santos/ Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054