18/05/17 | 16:28
Escola Isabel Victória promove primeira edição da Caravana de Jogos Adaptados

IMG-20170518-WA0020A Escola Municipal Professora Isabel Victória do Carmo Ribeiro, localizada na Colônia Terra Nova, zona norte, promoveu na manhã quinta feira, 18/5, a primeira Caravana dos Jogos Adaptados, atividade de inclusão social no ambiente escolar, estimulando a prática esportiva de alunos com deficiência atendidos pela unidade de ensino.

A atividade reuniu aproximadamente de 20 alunos com deficiência intelectual, síndrome de down, cadeirantes, síndrome encefalopatia crônica, baixa visão e alunos com transtorno do déficit de atenção. Além dos alunos com deficiência a Caravana contou com a participação de 250 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, além de pais de estudantes e estudantes de Educação Física envolvidos no Jaavas.

IMG-20170518-WA0014Foram disputadas partidas adaptadas de dominó, boliche, circuito de atividades motoras, condução de bola e bola ao cano. Segundo a gestora a unidade, Wilza Kashimura, a caravana visa contribuir no trabalho que é desenvolvido com  os alunos com deficiência atendidos pela escola e desenvolver o potencial desses estudantes que em muitas ocasiões são excluídos pela sociedade por conta da deficiência.

“Como atendemos uma demanda elevada de alunos e este ano além da sala de recurso criamos a classe especial, sentimos a necessidade de fazer um evento desde porte para integrar a comunidade com escola e para mostrar as potencialidades dos alunos com deficiência que atendemos”.

O evento encerrou pela tarde com uma formação sobre jogos adaptados direcionados para o corpo docente da unidade de ensino e marcou também o trabalho de sensibilização de 2017 dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas) nas unidades da rede municipal. O Jaavas é o maior evento escolar de Manaus voltado para estudantes com deficiência, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) desde 2011.

IMG-20170518-WA0022De acordo a coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, a equipe dos jogos tem visitado as escolas da rede para destacar a importância da participação delas na edição deste ano, que acontecerá no período de 21 a 28 de agosto e que envolverá alunos da rede, de instituições privadas e que trabalham com pessoas com deficiência.

“A ideia neste momento é ir às escolas para mobilizá-las a participar da 7ª edição do Jaavas que pretende envolver cerca de três mil alunos”, explicou.

Sobre a Caravana, Shirley apontou como positiva a iniciativa da Escola Isabel Victória. “O evento demonstra que a escola está dando credibilidade ao Jaavas e que está investindo nesta ação. Ficamos felizes por isso”, disse.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Divulgação da escola

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054